Conselho Tutelar de Jataí vem passando por diversos problemas

Notícias Top Geral

O Conselho Tutelar é um órgão importante, pois é encarregado pela sociedade de assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Dessa forma, o mesmo está sempre atento para coibir qualquer ameaça ou violação no que se refere ao Estatuto da Criança e Adolescente. Portanto, combate o abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação que estes indivíduos venham a sofrer.

Em Jataí, de acordo com os Conselheiros, a estrutura atual não atende todas as demandas do município. Para Silma de Souza Barros, presidente do Conselho Tutelar, o órgão vem passando por diversas dificuldades, como por exemplo, a deficiência no número de conselheiros, que atualmente são apenas três e a estrutura física também está aquém do necessário, visto que contam com apenas uma sala para atendimento. Ela ainda ressalta que semanalmente, o Conselho chega a atender 30 casos, mas que, por conta dessa estrutura, o atendimento fica prejudicado.

No momento, o órgão também não tem um motorista próprio, dessa forma, para se deslocarem até algum local acabam gastando mais tempo, principalmente quando se trata de bairros mais afastados e que precisam com urgência de atendimento do Conselho Tutelar.

Como soluções emergenciais, Silma acredita que se o órgão tiver um motorista e mais um conselheiro, mesmo sendo pouco, já daria uma melhorada. O importante, segundo ela, seria também “a criação de um segundo Conselho Tutelar para Jataí, devido a estas dificuldades”, como por exemplo, o tamanho da cidade e a quantidade de atendimentos que o órgão realiza. Tudo isso seria uma forma de melhorar o trabalho realizado, como já ocorre na vizinha cidade de Rio Verde.

Em resposta, a prefeitura afirmou que já recebeu um ofício com os pedidos do Conselho Tutelar e irá se encontrar com os Conselheiros para debater sobre tais reivindicações, entretanto, para tal ainda não há data definida.

Rosana de Carvalho
Foto: Adriana Vilela
Jornalismo Portal Panorama

 

2 thoughts on “Conselho Tutelar de Jataí vem passando por diversos problemas

  1. Realmente o conselho tem que ser atendido em suas necessidades com a máxima urgência.mas também vejo casos de estrema gravidade, de um atendimento do conselho, e não ser atendido.enquanto tem pessoas que fica utilizando os serviços e tempo do conselho com assuntos corriqueiros,ou seja,em quanto eles podiam estar atendendo assuntos de maior gravidade esta atendendo assuntos que na verdade,não tem tanta necessidade e importância. falta o bom senso do cidadão,vergonha na cara,para não ficar usando a justiça para qualquer coisa,essas pessoas são aquelas q não sabe nem um pouco conviver em sociedade,são pessoas que não tem o mínimo de educação,respeito e percepção do ridículo.Essas pessoas deveriam ter um atendimento diferenciado,com um psiquiatra sei lá,uma pessoa especifica no prédio do conselho mesmo,para que não empatasse o bom trabalho e desenvolvimento da equipe.assim o trabalho deles teriam um retorno positivo com certeza.

    PENSE NISSO

  2. TEM CRIANCAS AQUIR PERTO DE CASA QUE A MAE NAO POI NA ESCOLA ,,,,,PODE ACONTECE ISSO ,,PQ DA PENA VER AS CRIANCAS DESSE JEITO ,,TRES ..DE 15,PARECE QUE A OUTRA TEM 7 NAO SEI DIREITO, EA OUTRA TEM 5,,,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.