A preservação da ordem pública é dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos os cidadãos, segundo a Constituição. Dessa forma, para assegurar a participação de todos, surgiram os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG).
Os mesmos têm a finalidade de reunir pessoas para fornecer apoio a política estadual, criando um espaço onde todos possam se reunir e pensar em estratégias de segurança da comunidade, embasados na filosofia da Polícia Comunitária.
Essa filosofia busca uma parceria entre a Polícia e a população, de forma que o policial fique mais próximo do povo, conhecendo os problemas locais e resolvendo-os.
O CONSEG de Jataí realizava suas reuniões mensais na sede do 14° Comando Regional da Polícia Militar e 15° Batalhão da Polícia. O problema é que o novo Comandante determinou que o Conselho não pudesse mais se reunir no local.
Portanto, o vereador Thiago Maggioni (PSDB) reivindicou, à Prefeitura, a doação de uma área para sediar o Conselho Comunitário de Segurança de Jataí.
O requerimento foi aprovado por unanimidade em votação única na 1° Sessão Plenária de Abril, e agora seguirá para o Executivo.
A manutenção das reuniões do CONSEG é de grande relevância para a população jataiense, proporcionando mais segurança, qualidade de vida e participação popular.
Os Conselhos representam hoje a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana / CMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br