Conheça alguns hábitos que prejudicam a vida útil do pneu

Os pneus são parte fundamental para manter o carro em atrito com o solo, principalmente em pisos molhados. Além disso, ajudam na estabilidade do veículo, porém, seus valores podem incomodar o bolso de muitos motoristas. Por isso, é importante ter um zelo especial com os mesmos, evitando acidentes e gastos desnecessários.
O prazo de vida útil de um pneu varia conforme o fabricante, sendo estimado entre 30 mil e 70 mil quilômetros rodados. Entretanto, esse tempo pode sofrer decréscimo, conforme o uso que o motorista faz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, veja abaixo algumas medidas que diminuem a durabilidade dos pneus:
Acelerar e frear bruscamente com frequência
São ações que desgastam de forma prematura a banda de rodagem, diminuindo a vida útil do pneu. Vale ressaltar também que é bom evitar girar o volante com o veículo parado.
Fazer curvas em alta velocidade
É a mesma regra citada acima, já que agir assim causará maior desgaste, reduzindo a durabilidade do pneu.
Dirigir sempre em alta velocidade
Isso provoca um superaquecimento dos pneus, o que irá comprometer a sua vida útil.
Passar por buracos
Impactos e atritos na borracha podem causar danos irreversíveis aos pneus, comprometendo todo o seu uso.
Raspar o pneu no meio-fio
Pode provocar bolhas, o que exigirá a troca do pneu.
Não calibrar os pneus com regularidade
A calibragem nos pneus deve ser feita semanalmente ou pelo menos a cada 15 dias. A pressão deve ser a recomendada pelo fabricante, de acordo com o número de passageiros e carga a ser transportada. Além disso, esse procedimento deve ser realizado com os pneus ainda frios, ou seja, após ter rodado no máximo cinco ou seis quilômetros. Uma calibragem incorreta pode provocar diversos danos aos pneus, visto que, se muito cheios, desgastam prematuramente a parte central e pneus murchos desgastam primeiramente as bordas e o ombro, que é aquele local na lateral que não faz parte da faixa de rodagem.
Não fazer o alinhamento
Esse procedimento deve ser feito sempre que colocar pneus novos, a certos intervalos de quilômetros rodados ou quando o motorista notar o volante puxando para algum lado. Pneus desalinhados têm desgaste prematuro e irregular.
Não fazer o rodízio de pneus
O prazo adequado para realizar o rodízio depende de cada tipo de pneu e alguns outros parâmetros. Esse procedimento é importante para que ocorra o desgaste regular dos mesmos.
Rodar com pneu furado
Rodar muito tempo com pneu murcho irá causar um desgaste excessivo, deixando-o muitas vezes inviável ao uso.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Share this content: