
O programa da Microsoft chamado PowerPoint é constantemente utilizado para criar apresentações escolares e até mesmo no trabalho. Porém, para realizar um bom serviço é necessário conhecer algumas ferramentas que o programa possui e saber lidar com a quantidade e a forma das informações que se pretende transmitir.
Abaixo, estão selecionadas diversas dicas importantes sobre como montar uma boa apresentação e como passar com confiança e qualidade o conteúdo para a plateia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – Tamanho
Grandes quantidades de slides podem influenciar de forma negativa a apresentação, fazendo com que você se perca. O ideal é cronometrar o tempo para cada slide, associando com o tempo total da apresentação e quantos slides serão necessários para explicar o assunto.
2 – Padrão
Ao definir o estilo dos slides, mantenha-o do início ao fim. Além de uniformizar a apresentação, demonstra sua capacidade de organização.
3 – Fontes
Cuidado com o tipo da fonte e tamanho das letras utilizadas. Deve-se utilizar uma fonte que seja agradável e legível ao público, mesmo que à distância. Evite letras enfeitadas, que são difíceis de ler. As melhores são Arial, Helvetica, Calibri e Impact.
4 – Frases
Slides não foram feitos para comportar textos grandes. Além de ficar feio, é pouco prático. Seja direto e procure utilizar tópicos e frases curtas. A explicação para cada slide deve ser oral e não escrita.
5 – Criatividade
Gráficos, fotos, tabelas e outros elementos gráficos podem ser mais interessantes do que apenas palavras. Porém, não exagere, já que o público pode se cansar da quantidade de imagens e poucas informações.
6 – Plano de fundo
Deve ser agradável de olhar e funcionar com os outros elementos da apresentação. Se a imagem de fundo for muito colorida, poderá atrapalhar a visualização dos conteúdos dos slides. Além disso, cuidado com o contraste de cores entre o fundo e o texto. O ideal é fundo branco ou clarinho e texto escuro ou fonte de cor clara e fundo mais escuro.
7 – Multimídia
No PowerPoint é possível incluir arquivos de áudio e vídeo. Isto pode ser interessante tanto para quem irá apresentar quanto para a plateia. Entretanto, caso a apresentação seja feita em um computador diferente do seu, certifique-se que o mesmo será capaz de reproduzir o conteúdo que pretende utilizar e de forma que reproduza o som com qualidade para todos ouvirem.
8 – Fim
Faça um último slide para marcar o final da apresentação. É o momento ideal para se despedir, abrir espaço para perguntas e agradecer a atenção de todos.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa