Aconteceu neste domingo, dia 09 de fevereiro, a famosa cerimônia de premiação do cinema mundial, o Oscar. A premiação, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, está em sua 92ª edição. Muitos dos premiados não foram surpresas, como já havíamos adiantado para vocês por aqui após o SAG Awards – isso inclui “Parasita”, vencedor do prêmio mais cobiçado, o de Melhor Filme.
“Parasita” tornou-se o primeiro filme não falado em língua inglesa a vencer como Melhor Filme. Além disso, o longa sul-coreano, levou outros três prêmios nas principais categorias da disputa: Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção, para Bong Joon Ho.
O badalado “Coringa”, que teve 11 indicações, terminou a noite com apenas dois prêmios: Melhor Ator, para Joaquin Phoenix, e Melhor Trilha Sonora Original. Destacou-se ainda “1917” que levo as estatuetas de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Mixagem de Som e Melhor Fotografia.
Outros premiados de destaque foram: melhor atriz, Renée Zellweger – Judy: Muito Além do Arco-Íris; melhor ator coadjuvante, Brad Pitt – Era Uma Vez Em… Hollywood; melhor atriz coadjuvante, Laura Dern – História de um Casamento; e melhor animação, Toy Story 4.
O documentário brasileiro “Democracia em vertigem”, que levou o país ao Oscar após 4 anos sem participação, não levou o prêmio, que ficou para “Industria americana”. A diretora do curta, Petra Costa, aproveitou a participação na cerimônia para mais uma vez expor suas posições políticas para o mundo. O vencedor na categoria foi “Indústria americana”, produzido pelo casal Obama, o filme mostra os contrastes entre a cultura americana e chinesa durante a abertura de uma fábrica em Ohio, nos Estados Unidos.
Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br