Confira algumas informações importantes sobre o dia das eleições

Confira algumas informações importantes sobre o dia das eleições

No próximo domingo, dia 2 de outubro, acontecerá em todo o Brasil a eleição para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cada município. Em Goiás, as eleições ocorrerão em 246 localidades e deste total, 124 votarão utilizando a tecnologia de identificação digital (biometria). Os outros 122 municípios ainda não utilizarão urnas com esta identificação.

Durante este dia, serão proibidas aglomerações de pessoas utilizando vestuário padronizado, assim como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, seja utilizando veículos ou não. Além disso, na cabine de votação, o eleitor está proibido de portar aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer tipo de tecnologia que comprometa o sigilo do voto. Qualquer um destes objetos deve ficar na mesa receptora enquanto o eleitor estiver votando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores estão proibidos, da mesma forma, de usar vestuário ou objeto que contenha propaganda de partidos políticos, coligações ou candidato.

Ainda no domingo, estão proibidas propagandas eleitorais gratuitas no rádio ou na televisão, assim como divulgação paga, na imprensa escrita desse tipo de propaganda. Fica vedado também o uso de alto-falantes e amplificadores de som, promoção de carreatas e comícios, reuniões públicas, debates, arregimentação de eleitor e propaganda de boca de urna.

No sábado, dia 1º de outubro, será permitida até às 22 horas a realização de caminhadas, carreatas, passeatas ou utilização de carros de som. O uso de amplificadores e alto-falantes será admitido entre as 8 e às 22 horas. Por fim, a distribuição de material gráfico de propaganda eleitoral poderá ser feita até às 22 horas.

No momento da votação, a primeira opção de voto será para o cargo de vereador, com 5 dígitos. Logo após, será o momento de votar para prefeito, com 2 dígitos. O eleitor deverá portar documento de identificação com foto, sendo válidos para tanto a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

O voto é obrigatório para maiores de dezoito anos e facultativo para analfabetos, maiores de setenta anos e pessoas maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.