O objetivo do programa é envolver a população na construção e implantação de uma política pública de segurança primária, através do processo de pactuação de programas, projetos, ações e esforços entre o Executivo Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de prevenir a criminalidade e a violência através da redução das vulnerabilidades sociais.

O Gerente de Articulação Institucional da Secretaria de Segurança Pública, Madson Rodrigues Ribeiro, participou nesta quarta feira(22), em Jataí, de mais uma edição da Conferência Municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida. O evento aconteceu no auditório do Instituto Presbiteriano Samuel Graham (IPSG), além do representante da Secretaria de Segurança Pública, estiveram presentes membros do Executivo, Legislativo Municipal, Judiciário e autoridade militares, representantes de entidades de classes e membros da sociedade jataiense.

O objetivo do programa é envolver a população na construção e implantação de uma política pública de segurança primária, através do processo de pactuação de programas, projetos, ações e esforços entre o Executivo Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de prevenir a criminalidade e a violência através da redução das vulnerabilidades sociais.

“Tivemos a oportunidade de conversar com a comunidade sobre os problemas que verdadeiramente nos afligem enquanto munícipes da nossa cidade”, ressaltou a vice-prefeita e coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Simone Oliveira Gomes em entrevista à nossa equipe. Ainda de acordo com a vice-prefeita, assuntos importantes como a ampliação do presídio, número de agentes penitenciários, policiais civis e militares atuando em nossa cidade entre projetos que visam fazer a defesa social como o programa Jovem do Futuro que será implantado em Jataí foram assuntos debatidos e encaminhados ao governo do Estado.

Ricardo Balestreri é anunciado como novo secretário de Segurança Pública de Goiás

A execução do Pacto acontece em três eixos fundamentais: prevenção social; segurança cidadã e intervenção urbana e ambiental. Cada um dos eixos contemplarão ações específicas determinadas por mapeamento e diagnóstico criterioso para identificar e propor soluções para as principais causas da criminalidade.

Sobre a ampliação do presídio local, Madson Rodrigues Ribeiro ressaltou que os valores que faltavam para a finalização do presídio foram repassados para a empresa responsável e em breve a obra será entregue. “Dentro do programa Pacto Social, será feita uma transversalidade de ações, quando pensamos em segurança pública preventiva é importante associar a outros fatores como evasão escolar, melhorias na iluminação pública, implantação de ações na área de esporte e lazer dentre vários outros assuntos que foram debatidos” enfatizou o Gerente de Articulação Institucional.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Jataí, Antônio Carlos Barbosa, sempre que fala em segurança pública, há a necessidade de discutir intensamente os problemas, “sabemos que em Jataí temos um problema sério de segurança pública, infelizmente estamos ficando reféns dos ‘bandidos’ e nós precisamos discutir esse assunto, porém há a necessidade que o governo promova práticas que tenham efetividade para resolver a atual situação”.
Após a conclusão da fase municipal, que deve acontecer em pelo menos 21 cidades que concentram 89% dos crimes contra a vida e o patrimônio, todos os planos municipais serão consolidados no Fórum Estadual do Pacto Social para formulação de estratégia de segurança para todo o território goiano.

Alex Alves da Costa
Revisão: Rosana de Carvalho
Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE