Como limpar e cuidar corretamente dos pincéis de maquiagem?

Moda e Beleza

Muitas pessoas que usam maquiagem frequentemente, obviamente devem saber das funções de cada pincel diante dos objetivos a serem alcançados na hora de se maquiar. Porém, grande parcela destas pessoas não sabem ou simplesmente não se preocupam com a importância da limpeza e cuidados com tais ferramentas de beleza.

tonolucro

Para quem não sabe, pincéis carregando restos de produtos podem modificar os efeitos, cores e textura da maquiagem almejada. Quando os pincéis se mantém limpos, o risco de algo dar errado e ter que recomeçar tudo de novo, é mínimo. Além disso, trazer as peças limpas sem restos de maquiagem, é de extrema importância para conserva-las por anos e cuidar da saúde, sem correr o risco de proliferar bactérias e fungos gerados pela mistura dos produtos com a poeira e gordura acumulada nas cerdas. É importante destacar que ao contatar um pincel sujo com o rosto, as chances de estar contaminando a pele são altíssimas.

Embora os processos de lavagem e secagem dos acessórios sejam bastante simples, ao realizar a limpeza é importante levar em conta e respeitar o tipo de cerdas de cada pincel para que os itens não se danifiquem e durem por muito mais tempo.

O tempo ideal para higienizar os pincéis dependerá do tipo de maquiagem aplicada com ele. Pincéis usados com base mineral, sombras em pó, pó compacto ou blush devem ser lavados de duas em duas semanas ou uma vez por mês. Para pincéis de sombras é recomendado lava-los com intervalos mais curtos para evitar que o excesso de mistura de cores altere a maquiagem desejada.

Já bases, iluminadores, corretivos e outros tipos de produtos em versões líquidas, cremosas ou em gel costumam impregnar nas cerdas, por isso os pincéis usados com esses produtos devem ser higienizados com mais frequência, com um intervalo de uma semana a quinze dias entre uma lavagem e outra. Para facilitar o processo, é recomendado optar por pincéis de cerdas sintéticas, que são os melhores para aplicar produtos cremosos e são ainda mais fáceis de higienizar do que os modelos com cerdas naturais.

Confira a seguir algumas dicas sobre como limpar e cuidar corretamente dos pincéis, conservando-os por muito tempo:

– Umedecer levemente as cerdas do pincel em água corrente ou mergulha-las em um pote com água.

– Para realizar a limpeza com maior êxito, é importante escolher um shampoo neutro ou produto específico para pincéis e aplicar uma pequena quantidade do produto escolhido nas mãos. Após isso é só esfregar gentilmente as cerdas para que o produto se espalhe e faça espuma. É importante seguir movimentando as cerdas no sentido vertical e horizontal até ter certeza de que as mesmas estão limpas.

– Para enxaguar, mantenha o pincel com as cerdas para baixo e deixe cair água corrente sobre elas até que todos os resíduos de maquiagem e shampoo sejam retirados totalmente.

– Para eliminar o excesso de água, aperte levemente as cerdas com a mão. Também é possível pressionar as cerdas com um papel toalha para que a água seja absorvida facilitando a secagem.

– Após o processo, alise e modele o pincel em seu formato original com os dedos e coloque-o para secar.

É importante destacar que a água utilizada para realizar a limpeza deve estar em temperatura ambiente ou morna, pois a água muito quente danifica as cerdas e cola do pincel. É de imensa importância não deixar os pincéis de molho, pois o contato direto com a água e a pressão sobre as cerdas tende a deforma-las. A cor da água e espuma gerada pelo acessório durante a lavagem mostrará a limpeza do mesmo. É necessário repetir o processo até que a água e espuma esteja totalmente branca e o pincel esteja totalmente limpo.

Secagem: A maneira ideal e recomendada para secar os pincéis é naturalmente, sem fazer o uso de secadores de cabelo ou expô-los ao sol. O calor pode ressecar e danificar as cerdas. É importante ter paciência e lava-los em um dia que não deseja usar as peças, pois o processo de secagem pode levar de 24 a 48 horas, dependendo do tipo de cada pincel.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.