Com a chegada do outono e do inverno, muitas pessoas sofrem com as oscilações climáticas. O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são os fatores principais que contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes na atmosfera. Por conta disso, há uma redução dos mecanismos de defesa do organismo, o que propicia o aparecimento de doenças respiratórias como a asma, bronquite, rinite e sinusite.
Durante o inverno, o aumento dos níveis de poluentes no ar costumam irritar as vias respiratórias com mais frequência e nessa estação ainda ocorre a conhecida inversão térmica, quando uma camada de ar frio mais pesada acaba descendo à superfície terrestre e retendo os poluentes.
O ar frio também atua como irritante das vias aéreas, o que acarreta mais sintomas alérgicos, como a falta de ar e a coriza. Além disso, a maior circulação de vírus como o da gripe e do resfriado influencia diretamente no aumento de doenças do aparelho respiratório.
Para se manter protegido de vírus e bactérias que afetam o sistema respiratório, atitudes simples podem evitar a proliferação de tais doenças, como por exemplo, manter os ambientes arejados, evitar acúmulo de poeira e beber bastante líquido. Além disso, existem receitas caseiras no mercado e algumas vacinas para a prevenção de problemas respiratórios como é o caso da gripe e ainda o da pneumonia. Estas são encontradas em clínicas especializadas, porém devem ser indicadas por um médico.
Veja agora algumas dicas importantes para se livrar e prevenir das doenças respiratórias nesse inverno:
– Mantenha o organismo hidratado;
– Evite ambientes providos de fumaça ou poeira;
– Mantenha o ambiente arejado. Bactérias se concentram em ambientes fechados, por isso é importante evitá-los;
– Doenças respiratórias podem ser adquiridas pelo ar, por isso é bom evitar contato com pessoas gripadas e com resfriados;
– Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, uma vez que as narinas possuem a função de filtrar o ar e aquecê-lo;
– Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados, sempre que necessário;
Vale ressaltar que pessoas que possuem problemas respiratórios, independente do clima, devem evitar contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pelos.
A alimentação deve ser balanceada e adequada como sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente, aquelas que contem vitamina C, como a laranja. Estas ajudam a prevenir gripes e resfriados.
Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama