16 de dezembro de 2024
Como escolher o suporte de bicicleta ideal para o seu carro

Foto: Divulgação

Características do automóvel, número de bikes a serem transportadas e acessórios do carro devem ser considerados na hora da compra...

O Brasil é, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o quarto maior produtor de bikes do mundo. Considerando a relevância da frota nacional, que conta com mais de 70 milhões de unidades, e a necessidade de transportar os veículos de duas rodas por longas distâncias, explicamos qual o melhor suporte de bicicleta para o seu carro.

Dentre as categorias de suporte de bicicleta existem os transbikes traseiros, presos ao porta-malas ou ao engate, e os de teto.

Para escolher o suporte ideal é preciso avaliar as características do seu automóvel e as possibilidades que ele oferece. Isso porque a presença de rack de teto ou de engate, por exemplo, pode influenciar na escolha do modelo. O tamanho da caçamba das picapes e a capacidade de carga dos veículos de passeio são outros detalhes a serem observados.

Feita a análise das característica do carro, considere quantas bicicletas você pretende carregar.

De acordo com a Thule, empresa especializada em transportadores de carga para automóveis, as vantagens dos suportes para bicicleta montados no teto são:

  • acesso livre ao porta-malas do veículo;
  • capacidade para acomodar várias dimensões de rodas;
  • possibilidade de transporte de duas bikes ao mesmo tempo; e
  • transporte da bicicleta sem a necessidade do desmonte da roda dianteira.

Os transbikes traseiros, por sua vez, têm como diferencial:

  • capacidade de transportar até quatro bicicletas;
  • facilidade de instalação e remoção; e
  • menor esforço para encaixar as bikes.

Se o carro tem engate, a opção pelo suporte de bicicleta traseiro é indicada. Isso porque ele é mais seguro que o de encaixe no porta-malas. A distribuição do peso encostado na lataria do carro também é menor. Por outro lado, os suportes de bicicleta apoiados no engate normalmente dificultam a visualização da placa traseira, o que pode render multa.

O suporte apoiado no porta-malas tende a ser mais barato, mas pode arranhar a pintura do carro e tampa o campo de visão do vidro traseiro, atrapalhando as manobras.

Nas picapes, há opção de instalar, que funciona como protetor da tampa traseira, ou o suporte para que a bicicleta seja transportada em pé dentro da carroceira. Só é possível optar pelo último equipamento se a caminhonete tiver comprimento suficiente para a bike.

Regras para transportar bicicletas:

  • As bikes não podem extrapolar o peso máximo especificado para o carro ou sua largura máxima.
  • Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
  • As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via.
  • O transporte pode ser feito no teto, desde que fixada em dispositivo apropriado.
  • Todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos da Resolução 349 do Contran.

Infrações por transportar bicicletas fora dos suportes

Segundo Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade é infração gravíssima.

Transitar com o veículo com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização, é infração grave.

Fonte: Auto Papo
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

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