Saúde e Bem Estar Top Geral

Como escolher as frutas que estão no ponto certo na feira?

No meio daquela muvuca e infinitas opções, como fazer a escolha certa e não desperdiçar dinheiro comprando uma fruta quase passada? Descubra:

Vamos combinar que não é tão fácil assim saber qual fruta no ponto certo para levar para casa, né? Principalmente algumas que têm casca mais dura e são praticamente uma caixinha de surpresa quando abertas. Ou então, essa situação: a feira mais perto da sua casa é no começo da semana e você já quer ter em casa os ingredientes que vai usar no final de semana. Você sabe qual o ponto certo da fruta que deseja comer madura?

Existe uma diferença que poucas pessoas conhecem que é das frutas climatérias e não-climatérias. As climatérias são as frutas que podem ser colhidas e continuam seu processo de maturação com o passar dos dias, como: banana, abacate, ameixa, maracujá, pêra, maçã, goiaba, mamão, manga, caqui, kiwi, melancia e tomate. As não-climatérias são as que já estão maduras e estragam com o tempo, como a laranja, a tangerina, o limão, a uva e o abacaxi.

Veja algumas dicas para identificar se as frutas estão boas que podem te ajudar:

Abacate
A cor da casca do abacate mostra se ele foi colhido ou não na data certa. Opte sempre pelos mais foscos, que não estejam nem muito duros, nem muito moles.

Abacaxi
O truque do abacaxi, além do cheiro, são as folhas. Elas precisam estar meio secas, fáceis de tirar, e o resto do abacaxi, com tom mais alaranjado.

Banana
As bananas são frutas climatérias, por isso mesmo que estejam verdes, ficarão prontas para comer dali um ou dois dias. Cuidado com as que estiverem muito moles e com a casca preta, quer dizer que já passaram do ponto.

Laranja
Para ver o frescor das laranjas, pese com a mão. As mais pesadas têm mais suco, o que que dizer que ainda não estão secas e podem ser consumidas.

Limão
Opte sempre pelos limões que estiverem com a casca lisa e brilhante, quer dizer que estão frescos. Os passados já estão mais enrugados e com pintinhas brancas.

Maçã
As maçãs devem estar firmes. Se a casca bilhar muito, a fruta com certeza foi tratada com produtos químicos. Tome cuidado!

Manga
As mangas mais adequadas são as macias que apresentam uma cor amarelo-avermelhada e textura firme. O cheiro delas deve ser doce e se estiverem moles é porque já passaram ou estão no limite para serem consumidas.

Maracujá
Ao contrário do que se imagina, os menores maracujás são sempre os melhores. Além disso, os que possuem casaca enrugada, possuem mais suco.

Melancia
É uma dica pra lá de estranha, mas pode ter certeza que funciona: bata na fruta! Se o som for oco, é porque está madura. Quanto mais pesada a melancia estiver, melhor.

Morango
Os que parecem mais firmes e vermelhos são sempre a melhor opção. Verifique se não há líquido escorrendo ou machucadinhos, isso indica que eles já estão em deterioração.

Pêra
Ela deve estar amarela e com a casca levemente mole. Se estiver muito dura, é porque não está pronta para o consumo.

Fonte: Revista Casa e Jardim
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...