Foto: Internet

Sebrae orienta micro e pequenos empresários sobre os variados tipos de fomento e mudanças no mercado

A pandemia causada pela covid-19 é um momento excepcional na história e trouxe desafios para a sociedade em geral. Os efeitos econômicos provocados pela doença, e as ações para sua contenção, são alarmantes, mas ao mesmo tempo são definidores de novas formas de comportamento e exigem do empreendedor mudanças significativas em seu modo de pensar e agir.

Para o analista Flávio Vilhalba, da Regional Sudoeste do Sebrae Goiás “A empresa de 2019 já não existe mais, cada empreendedor deve olhar o negócio de 2020 como um novo negócio que precisa gestão e acompanhamento dos detalhes.” O empreendedor pode contar com a consultoria dos técnicos do Sebrae para auxiliar nesse momento de desafio.

Diversas ações governamentais estão sendo implementadas para minimizar o impacto financeiro da crise nas micro e pequenas empresas, mas Vilhalba alerta que o primeiro passo é identificar a necessidade e a quantia necessária para ajudar a empresa. “Neste momento o Sebrae pode contribuir, pois um investimento feito de forma equivocada pode determinar a falência ao invés de recompor a saúde financeira do negócio”, afirmou o analista.

O Sebrae tem feito um esforço para ampliar o Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), para mais instituições financeiras de fomento, assim levando a possibilidade de crédito para mais negócios que não possuem garantia para acessar o financiamento.

 “Alguns modelos de negócio vão deixar de existir para sempre ou por algum tempo e infelizmente não vai ser o Sebrae ou crédito que resolveria. O empresário precisa estar disposto e preparado para encarar esse fato, agir para remodelar o negócio e o também mindset para continuar no mercado.”, afirmou Flávio Vilhalba.

 

Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE