Foto: Arquivo Portal PaNoRaMa

Proposta de vereadora de Jataí sugere que trecho da Avenida seja impedido para veículos automotores...

A vereadora jataiense Alessandra do Adote, sugeriu ao executivo municipal que controle o acesso de veículos automotores, nas datas comerciais de grande movimentação da Avenida Goiás e adjacências. O perímetro compreendido entre a esquina da Avenida Rio Claro e a esquina da Rua José Carvalho Bastos seria fechado para veículos automotores em datas como o Dia das Mães e o Natal.

Segundo o requerimento 216/2021, a vereadora solicita “estudos para fechamento temporário de acesso de veículos automotores, em caráter experimental, nas datas comerciais de grande movimentação da Avenida Goiás e adjacências”.

Em entrevista ao site do legislativo, a vereadora afirmou que a iniciativa tem como objetivo permitir que os comerciantes exponham suas mercadorias nas calçadas, com maior liberdade, o que segundo ela permitiria um ambiente mais agradável para os consumidores. Para Alessandra, “o direito de acesso dos moradores residentes e domiciliados nos imóveis compreendidos nos trechos fechados serão garantidos. Além disso, os pedestres poderão desfrutar o prazer de circular livremente pelas referidas ruas com maior liberdade de locomoção. Essa limitação se daria restritivamente em datas comemorativas, por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, semana da “Black Friday” e a que antecede o Natal etc., em que as atividades comerciais são intensificadas e o fluxo de pedestres é consideravelmente maior”.

O requerimento, apresentado em 11 de maio, foi analisado pela Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), que levou a informação aos empresários da região e, após levantamento da opinião destes, elaborou ofício direcionado ao prefeito municipal e a própria vereadora, informando que não há concordância com tal requerimento. Segundo informações da ACIJ, os comerciantes, em sua maioria, acreditam que a ação inibe o fluxo de pessoas e reduz as vendas de seus estabelecimentos.

Segundo o presidente da Acij, Ricardo Moraes, a Associação, em consulta aos empresários, constatou que a interrupção do fluxo de veículos é vista como um fator que gera prejuízo para o comércio naquele local e seria inviável também devido à falta de estrutura para estacionamentos na área adjacente à Avenida. A Associação conversou com a vereadora e informou que está à disposição para a busca de alternativas para o empresariado local.

Por Estael Lima
Foto capa: Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE