Começa mais uma fase da Campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás

Começa mais uma fase da Campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás
Foto: Vânia Santana

Foi iniciado ontem 1º de maio, a campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a qual se estenderá até o dia 30. Durante este período todos os animais bovinos e bubalinos existentes nas propriedades rurais deverão ser vacinados. Ao todo, de acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), deverão ser vacinados mais de 22 milhões de cabeças em todo o estado de Goiás.

Os rebanhos brasileiros não apresentam a aftosa há mais de uma década. O último foco da doença no país foi registrado em abril de 2006. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai declarar, oficialmente, o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que quando for realizar a declaração de vacinação da aftosa, o produtor deve fazer a comprovação semestral da vacinação contra brucelose do total de fêmeas de bovinos e bubalinos de 3 a 8 meses de idade. A declaração de vacinação deve ser encaminhada à Agrodefesa até o quinto dia útil após o final da campanha, podendo este procedimento ser feito online no site da Agência, ou por meio de formulário impresso.

Quem não imunizar os animais pagará multa compulsória e terá a propriedade bloqueada. Além disso, terá que fazer a vacinação assistida por fiscais da Agrodefesa.

Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Share this content:

Vânia Santana

Fotógrafa há 20 anos, dedicou muito desse tempo a fotografia de eventos diversos em Jataí e região. Diretora de fotografia do Panorama, acadêmica de Marketing, há cerca de 5 anos interessou-se pela fotojornalismo e chegou a atuar no parlamento municipal prestando serviços na área de fotografia. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.