Com Detran de recesso, goianos têm que esperar para retirar carros de lojas

Sem categoria

Com a previsão do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor automotivo já para o começo de 2015, os consumidores goianos estão aproveitando os últimos dias deste ano para comprar o carro próprio com desconto. Porém, apesar do benefício, eles não estão conseguindo retirar o veículo da concessionária de imediato, poi devido a um recesso de 16 dias, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) só volta a funcionar no próximo dia 5 de janeiro.

Com a parada, realizada para fazer a alteração do atual sistema para um mais moderno, nenhum serviço pode ser realizado, inclusive o emplacamento. O assistente administrativo Emanoel Coqueiro Muniz aproveitou as condições favoráveis e fechou negócio, mas vai ter que esperar alguns dias para levar o carro para casa.

“Nós fechamos uma entrada de R$ 24 mil e 36 vezes de R$ 498. Vamos ficar mais uns dez dias andando de ônibus, mas depois vai ser só alegria”, diz.

Pelo cronograma do Ministério da Fazenda, do desconto no IPI acaba no dia 31 de dezembro. Se ele for seguido, a situação ficará a seguinte: carros a gasolina de até 2 mil cilindradas terão aumento de 10% para 13%; veículos flex com a mesma potência terão reajuste de 9% para 11%; já carros populares de até mil cilindradas terão aumento de 3% para 7%.

O advogado Daylton Silveira aproveitou para escolher o veículo que vai dar de presente para o neto. Apesar da espera para tirar o automóvel da concessionária, ela ainda acha o negócio vantajoso.

“Nós estamos aproveitando essa oportunidade do IPI mais baixo porque, na verdade, o imposto no Brasil é tão exorbitante, que qualquer diferença é fundamental”, analisa.

Fonte: G1 / Foto: Vânia Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.