Notícias Top Geral

Com chiclete para astronautas, equipe do Sesi de Goiás vence torneio mundial de robótica

Torneio Aberto de Robótica de West Virginia foi realizado nos Estados Unidos, no último final de semana

Uma equipe formada por estudantes do Sesi Canãa, de Goiânia, conquistou, no último final de semana, o primeiro lugar do Torneio Aberto de Robótica de West Virginia, nos Estados Unidos. O evento foi realizado na universidade da Nasa (agência espacial norte-americana) e o time goiano conquistou o maior prêmio da competição: o Champion’s Award. O projeto desenvolvido foi de um chiclete para astronautas que ajuda os profissionais a sentirem o sabor dos alimentos e descongestionar as vias superiores.

No total, 70 equipes de 12 países participaram da competição e, além dos sete alunos do Sesi Canãa, subiram ao pódio um time do Sesi do Distrito Federal (DF) e também uma equipe norte-americana. Em abril deste ano, a equipe goiana participou do Campeonato Mundial de Robótica, em Houston, Texas, nos Estados Unidos e chegou a ser finalista. Na ocasião, apresentaram um robô capaz de se movimentar, transpor obstáculos na arena, identificar e recolher minerais na superfície de um planeta imaginário.

O tema da temporada era ‘Into Orbit – em órbita’ e os estudantes perceberam que, por conta da gravidade, os astronautas ficam com as vias superiores congestionadas e não conseguem sentir o sabor dos alimentos. Geralmente, são utilizados medicamentos que ajudam a desobstruir o nariz. O problema é que o uso contínuo, além de vício, pode causar danos à saúde. Por isso, criaram a goma de mascar feita com componentes da pimenta.

Os times conquistaram as vagas para o torneio nos Estados Unidos durante o Festival SESI de Robótica, em março, no Rio de Janeiro.

Do O popular

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...