Apesar das contas continuarem chegando ao consumidor e com caixas eletrônicos lotados, muitos ficam perdidos sem saber onde realizar os pagamentos.
Mas o consumidor deve saber que, de acordo com a legislação, mesmo com a greve 30% dos funcionários dos bancos devem continuar realizando serviços, como saques de valores altos e empréstimos. Assim, quem se sentir lesado deve procurar o PROCON da sua cidade.
Em todo caso, existem alternativas para realizar quase todos os serviços que um banco proporciona, ou seja, além dos caixas eletrônicos, há o Internet Banking, onde o cliente pode consultar saldo e extrato, realizar pagamentos, licenciamento de veículos, recarga de celular e transferências entre outros bancos TED e DOC eletrônico. Além desta, existe também a opção de procurar os correspondentes bancários e loterias, sendo possível nestes locais fazer pagamentos de contas, tributos, boletos de bancos, carnês, saques de até R$ 1.000,00 e benefícios, além de depósitos em conta corrente ou em conta poupança.
Por isso, o mais importante é não deixar de realizar o pagamento das contas, evitando cobranças de multas e outros encargos. A única hipótese em que o consumidor não pagará juros de contas atrasadas é se ficar provado que a única forma de pagamento seria no próprio banco em greve. Lembrando ainda que, por conta da situação atual, as loterias estão com filas enormes, sendo, portanto, importante não deixar para a última hora o pagamento de boletos ou contas quaisquer.
Rosana de Carvalho
Foto: Alex Alves
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