Com a proximidade da campanha de vacinação antirrábica animal, voluntários fazem treinamento para realizar o trabalho no sábado

A campanha de vacinação contra raiva animal acontecerá neste sábado, dia 17 de setembro em 16 postos da saúde da cidade das 8 às 17 horas. Todos os cães e gatos acima de três meses de idade devem ser vacinados, incluindo fêmeas prenhes ou paridas.
A Raiva Canina é uma das zoonoses mais conhecidas pela população, sendo transmitida pelo contato com a saliva de um animal doente. A doença pode demorar cerca de 10 dias para se manifestar no organismo do pet, entretanto é quase sempre fatal. Entre seus principais sintomas estão agressividade, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento. Por isso, a vacinação é tão importante, pois é a única forma de prevenção. De acordo com a médica veterinária e colunista do site Panorama Jackelyne Dutra, a raiva é uma doença de grande importância à saúde pública, pois pode ser transmitida de um animal infectado para o homem.
É importante ressaltar que os animais deverão ser conduzidos no dia da vacinação fazendo uso de coleiras e guia e, caso seja necessário, utilizando também focinheira. Gatos deverão ser transportados em sacos de linhagem ou caixa de transporte. Além disso, é importante que apenas pessoas adultas conduzam os animais.
Para quem não puder levar os animais para vacinar, é necessário estar com caixa de isopor e gelo para pegar a vacina, sendo que esta entrega será feita apenas nos seguintes postos: Policlínica, UBS Estância, UBS Naveslândia e UBS Assentamento Rio Paraíso.
Em Jataí, dezenas de pessoas participaram na manhã desta sexta feira (16) de um treinamento na UFG Regional Jataí com o objetivo de realizar o trabalho de vacinação durante a campanha. Segundo Eric Mateus Nascimento de Paula, professor do curso de Medicina Veterinária da UFG, 42 alunos deste curso participaram do treinamento como forma de capacitação para realizar a vacinação amanhã. Para a aluna Gabriele, da veterinária, participar deste trabalho é gratificante porque é uma forma de ajudar a sociedade jataiense.
Lembrando que a vacinação é gratuita.
Rosana de Carvalho
Fotos: Vânia Santana / Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama
Share this content:

