Cochilo certo faz bem à saúde: veja o tempo ideal

Cochilo certo faz bem à saúde: veja o tempo ideal

Sentir sono após o almoço é comum, e muitos pensam em aproveitar alguns minutos para descansar. Segundo especialistas em sono, o hábito pode, sim, trazer benefícios à saúde — desde que seja feito corretamente e por quem não possui condições que possam ser agravadas com a prática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detran GO

De acordo com o médico especialista em sono Pablo Ferrero, dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo. “Dormir mal tem consequências a curto, médio e longo prazo”, afirma. Ele explica que a má qualidade do sono pode afetar o cérebro, órgãos essenciais, o sistema imunológico e até a memória.

Sobre o tempo ideal de descanso, Ferrero aponta que a NASA recomenda 26 minutos, mas o cochilo perfeito deve durar entre 15 e 20 minutos. “Se você dormir mais que isso, vai acordar grogue”, ressalta. No entanto, pessoas com insônia devem evitar a prática. “Tirar sonecas pode atrapalhar ainda mais o ciclo do sono noturno”, completa.

Pesquisas reforçam os benefícios do cochilo curto. Um estudo da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, indica que uma soneca rápida à tarde pode melhorar a concentração e acelerar a recuperação cerebral. A investigação aponta que cochilos entre 20 e 30 minutos ajudam a obter efeitos positivos sem prejudicar o descanso noturno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro estudo, conduzido pela University College London (UCL), mostrou que indivíduos que cochilam regularmente tendem a apresentar maior volume cerebral — fator associado à menor incidência de doenças neurodegenerativas, como a demência. “Para algumas pessoas, cochilos diurnos curtos podem ajudar a preservar a saúde do cérebro com o passar dos anos”, afirma a pesquisadora Victoria Garfield, responsável pela análise.

Especialistas destacam também que o melhor horário para tirar um cochilo é entre 13h e 15h, período em que ocorre uma queda natural de energia. Após esse horário, o risco de atrapalhar o sono noturno aumenta.

Ainda assim, é importante atenção aos sinais do corpo. Cochilar com frequência pode indicar problemas no sono ou outras condições de saúde. “Quando a sonolência durante o dia se torna constante, é preciso procurar um médico para investigar as causas”, alertam os especialistas.

Em síntese, cochilos podem ser aliados para melhorar o foco, recuperar energia e favorecer a saúde cerebral — desde que feitos no tempo adequado e por quem não possui contraindicações.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.