CNH pode ficar até 80% mais barata em Goiás com nova proposta do governo

A retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ficar até 80% mais barata em Goiás. É o que prevê um novo projeto do Ministério dos Transportes, que tem como objetivo baratear o custo do documento para as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio) em todo o Brasil, além de reduzir a exclusão de pessoas que não conseguem arcar com os valores atuais.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o valor médio para obtenção da primeira CNH em Goiás hoje é de R$ 2.600,39. Caso a medida seja implementada, o custo cairia para R$ 520,08.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta também traz mudanças significativas na forma de preparação dos candidatos. A obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas deixaria de existir, permitindo que cada pessoa escolha como deseja estudar. Assim, será possível realizar a preparação teórica pela internet, em plataformas gratuitas, e optar pela quantidade de aulas práticas necessárias.
Para aqueles que já possuem experiência ao volante, será possível realizar menos aulas. Já as práticas serão ministradas por instrutores independentes ou credenciados, todos com certificação e pelo menos cinco anos de CNH. A identificação desses profissionais será feita pela Carteira Digital de Trânsito.
Apesar das flexibilizações, os exames teórico e prático aplicados pelo Detran continuarão sendo obrigatórios. A Permissão para Dirigir (PPD) seguirá com as mesmas regras e penalidades já previstas.
Se aprovada, a proposta pode representar um marco no acesso à habilitação, tornando o processo mais acessível financeiramente e menos burocrático, ao mesmo tempo em que mantém os exames rigorosos para garantir a segurança no trânsito.
Share this content: