Clientes agora poderão abrir e fechar contas bancárias pela internet

A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) passa a autorizar, a partir desta segunda feira (25), a abertura e fechamento de contas correntes pela internet, ou seja, sem necessidade dos clientes irem pessoalmente até as agências bancárias. Esta regra faz parte do programa “Otimiza BC”, que permite a ampliação da oferta de produtos e serviços financeiros à população, resguardando a sua segurança e eficiência.
De acordo com o Banco Central, que divulgou a informação nesta segunda feira (25), este serviço será opcional e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que os mesmos já disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes. Tal operação poderá ser feita de diversas formas, como por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem e de voz. Caberá também aos bancos solicitar ou não uma fotografia ou uso do certificado digital.
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Dessa maneira, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirmou que as instituições financeiras analisarão tal norma para que possam se adequar e estabelecer os tipos de controles que serão utilizados para garantir segurança e autenticidade das informações e documentos eletrônicos que serão exigidos.
Ressalta-se que as demais regras relacionadas à abertura de contas bancárias permanecem sem alteração, como a veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, entre outras.
Além disso, o CMN obrigará os bancos, a partir de agora, a não mais restringirem o acesso de clientes aos canais convencionais de atendimento, como caixas eletrônicos. Tal regra é devida às reclamações de que alguns bancos não atendem correntistas de outras instituições financeiras para realizar pagamento de boletos, entretanto, com esta norma, esta situação passa a ser proibida. Excetua-se apenas quando as dependências forem exclusivamente eletrônicas ou quando a prestação de serviços de cobrança e recebimento, em casos de contratos e convênios, estabelecer canais de atendimento apenas eletrônicos.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
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