Nesta semana, quatro médicos cirurgiões de emergência pediram exoneração de seus cargos no sistema de saúde pública de Jataí.
Alegaram que o termo de credenciamento, para prestação de seus serviços, junto à Secretaria Municipal de Saúde, expirou em dezembro de 2018, sem adiantamento ou prorrogação.
O credenciamento é sistema por meio do qual a Administração Pública convoca todos os interessados em prestar serviços ou fornecer bens, para que, preenchendo os requisitos necessários, credenciem-se junto ao órgão ou entidade para executar o objeto quando convocados.
Assim, tais médicos não trabalham direto, eles são convocados de acordo com a sua especialidade para situações emergenciais.
Além disso, afirmaram que a falta de insumos hospitalares básicos na rede de saúde pública municipal impossibilita a prestação de um serviço médico eficiente e seguro, com atendimento digno à população.
Por fim, os médicos elencaram desinteresse em novo credenciamento por conta de “substancial diminuição do padrão remuneratório” que o segundo edital de chamamento de credenciados apresenta.
Os referidos médicos são: Dr. James Kleber, Dr. José Gustavo, Dr. Raimundo Nonato e Dr. Eudes Assis.
Larissa Pedriel
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Se os salários não tivessem diminuído tenho certeza que os outros problemas apontados seriam meros detalhes, como acontece na maioria dos hospitais públicos.