Cinomose conheça a grave doença que atinge cães

Foto: Internet

A doença infecciosa não tem cura, confira como proceder...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramyxoridae e gênero Morbillivirus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12). A cinomose não afeta os gatos.

A doença tem distribuição mundial e, com alta morbidade e mortalidade. Não há predisposição por raça ou sexo e, apesar de acometer cães em qualquer idade, indivíduos entre 3 e 6 meses de vida são mais susceptíveis. Dependendo da cepa viral, a mortalidade para cinomose varia entre 50% e 90% dos casos.

Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente. Estima-se, que cerca de 75% dos cães infectados sejam assintomáticos, eliminando o vírus sem sinais clínicos da doença, tornando-se uma importante fonte de infecção.

Vale lembrar que o contato não necessariamente precisa ser direto/ próximo. A infecção pode acontecer, por exemplo, quando passeamos com nosso pet em locais pelos quais passaram animais doentes que eliminaram o vírus na rua, em parques ou outros locais públicos.

Os animais podem apresentar sinais sistêmicos, gastroentéricos, dermatológicos, oftálmicos, pulmonares e/ou neurológicos, por exemplo:

Forma cutânea

Na forma cutânea da cinomose nos cães podem surgir algumas bolinhas com pus em alguns locais, principalmente como o abdômen, nas patas e também no focinho. Nessa forma, também pode ocorrer o surgimento de erupções na pele e conjuntivites.

Forma digestiva

Na fase digestiva, a cinomose em cachorro pode apresentar alguns sintomas, como diarreia, em alguns casos sendo possível identificar sangue nas fezes dos cães, como também o surgimento de febre. Nessa forma, os cachorros podem demonstrar fraqueza.

Forma respiratória

Na forma respiratória da cinomose é onde pode causar algumas complicações respiratórias nos cachorros, como secreções nasais, tosses com catarro e o desenvolvimento da pneumonia.

Forma neurológica

Normalmente é na fase neurológica que os tutores começam a notar os sinais da doença nos cães. Nessa fase, eles podem apresentar tremores, falta de coordenação motora e convulsões.

A cinomose pode ocorrer de forma progressiva no organismo dos cachorros, porém, é possível que nem todos os cães que contraírem o vírus desenvolvam todas as fases da doença. Por isso, é necessário sempre estar atento ao surgimento dos sinais e levar o pet com urgência ao veterinário.
Essa é uma doença que não possui nenhum tipo de cura, porém, podem ser realizados tratamentos para fortalecer o organismo dos cães e ajudá-los a combater a infecção e sobreviver à doença.

O isolamento dos animais doentes e a desinfeção ambiental são importantes formas de controle. O fato de ser um vírus envelopado o faz bastante sensível ao ambiente, facilmente inativado pelo calor, ressecamento e desinfetantes e, por essa razão, o contato entre cães doentes é importante para manutenção da infecção.
A vacinação é a melhor estratégia de controle e prevenção desta doença. Procure um médico veterinário para realizar o protocolo vacinal de seu animal.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão por Estael Lima
Foto: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.