As regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste vêm sofrendo com quantidades inferiores de chuvas do que o esperado, inclusive por conta de um bloqueio atmosférico que impedia a formação de chuvas mais frequentes e prolongadas. Entretanto, agora este bloqueio já não existe mais e essas regiões, assoladas por falta de água ao longo de 2014, deverão se beneficiar de um regime de chuvas mais regulares em fevereiro e março.
Estas precipitações irão ajudar bastante a agricultura, podendo parar, mas infelizmente não reverter as perdas nas safras, que foram atingidas por altas temperaturas e baixa umidade. Por outro lado, os reservatórios, que estão com capacidade mínima, não sentirão muito alívio por conta destas chuvas, que servirão apenas para elevar um pouco o nível, mas sem afastar os riscos de racionamento de água ou energia elétrica. De acordo com diversos meteorologistas, para começar a ocorrer uma melhora significativa nos reservatórios, deveria chover pelo menos 20 dias direto.
Vale ressaltar que algumas regiões poderão inclusive ter chuvas agora no mês de fevereiro e março acima da média e a região Sul poderá passar por alguns dias com quantidades menores de chuva, visto que quando havia o bloqueio atmosférico, toda a umidade da Amazônia estava indo para esta região, e agora que não existe mais, esta umidade passou para as regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, como normalmente ocorre no verão.
Rosana de Carvalho
Foto: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama