Chevrolet Onix recebe nota zero em teste de segurança do Latin NCap

Chevrolet Onix recebe nota zero em teste de segurança do Latin NCap

Foi divulgado na última quinta feira (11) os resultados de testes de colisão realizados pelo Latin NCap, organização independente que avalia a segurança dos veículos. Entre os avaliados nessa rodada está o Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país, que recebeu nota zero no teste de segurança de colisão lateral envolvendo ocupantes adultos.

De acordo com o Latin NCap, o desempenho deste veículo foi classificado como “pobre” no que diz respeito as colisões laterais, com risco para o passageiro devido a falta de estrutura que absorva o impacto, de acordo com as condições avaliadas por esta organização. Lembrando que o teste de colisão lateral não é obrigatório para a homologação de veículos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, “o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas”, afirmou o Latin NCap em seu relatório.  Dessa forma, ainda de acordo com a organização, o carro não cumpre os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas e por conta do baixo desempenho estrutural, nem mesmo a inclusão de airbags laterais poderia modificar tal situação.

Quanto a proteção para crianças, o Onix recebeu 3 estrelas de 5 possíveis, porém, com duas ressalvas do Latin NCap. A primeira diz respeito ao cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira o qual não possui ancoragens Isofix e o outro problema destacado é que as portas traseiras se abriram durante o teste, o que comprometeria a segurança das crianças.

Ressalta-se que o Chevrolet Onix já havia passado por testes de colisão em 2014, quando recebeu 3 estrelas para adultos, porém, o novo padrão de testes do Latin NCap com a inclusão da colisão lateral alterou a nota do veículo. Peugeot 208 e Fiat Palio também foram reavaliados, incluindo a colisão lateral e ambos também tiveram as notas rebaixadas por conta do desempenho neste teste.

Segundo a General Motors, o modelo “cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. (…) Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul”.

A associação de consumidores Proteste afirmou que pedirá a retirada do Onix do mercado e em nota argumentou que “é uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP”, criticou a entidade. “Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM”.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.