22 de novembro de 2024
A castração, além de inibir a reprodução, promove melhora no estado de geral de saúde do animal...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Os benefícios da castração vão além de impedir uma gestação indesejada ou evitar doenças, pois aumenta a expectativa de vida do animal.

Após a castração ocorre uma alteração hormonal, em fêmeas e machos, com a qual há diminuição nos comportamentos sexuais do animal, deixando-os, na maioria das vezes, mais tranquilos e proporcionando mais qualidade de vida.

A mudança comportamental e de certos hábitos do animal, dependem também da idade em que o animal é castrado e do ambiente em que o pet vive.

Existem muitas dúvidas sobre a mudança de comportamento dos animais após a castração, vamos esclarecer algumas delas:

1. MEU ANIMAL VAI ENGORDAR APÓS A CASTRAÇÃO?

A redução na produção de hormônios pode tornar o metabolismo um pouco mais lento, mas também faz com que o animal precise de menos energia, ou seja, menos calorias. Com isso, a quantidade de ração pode ser diminuída, de acordo com as orientações do veterinário. A alimentação equilibrada, junto com os exercícios físicos, evita um aumento de peso excessivo.

2. MEU ANIMAL NÃO VAI MAIS FUGIR DE CASA?

É normal que os machos castrados deixem de fugir de casa em busca de fêmeas no cio. Essas fugas são perigosas, pois podem resultar em acidentes, brigas com outros animais e até envenenamentos. Quanto mais cedo a castração ocorrer, melhor, pois o animal não terá tempo para assimilar os hábitos.

3. MEU ANIMAL PRECISA TER UMA NINHADA OU CRUZAR ANTES DE CASTRAR?

Uma das crenças mais comuns é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar. Os animais não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentir-se satisfeitos ou completos. Em outras palavras, sua saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos.

4. MEU ANIMAL VAI PARAR DE URINAR PARA DEMARCAR TERRITÓRIO?

Antes da castração, os cães e gatos têm o hábito de demarcar território urinando por toda a casa. Esse comportamento, que faz parte dos instintos sexuais dos machos, pode ser atenuado e até eliminado após a castração. Quanto mais cedo o animal for castrado maiores as chances de eliminar de vez esse hábito.

5. MEU ANIMAL VAI FICAR MENOS AGRESSIVO?

É importante avaliar qual a razão da agressividade do animal. A castração ajudará a melhorar os comportamentos sexuais do pet, especialmente nos machos, mas a agressividade pode estar associada a outras questões, como energia acumulada e falta de socialização com outros animais e pessoas.

6. É NORMAL O ANIMAL CASTRADO QUERER CRUZAR?

É possível que o animal não tenha perdido completamente o interesse em copular, principalmente se ele encontrar uma fêmea no cio. Caso o ato aconteça, não há motivos para se preocupar, pois ele não poderá engravidá-la. Castrar o animal antes que ele atinja a maturidade sexual, isto é, entre 6 e 9 meses, evita que ele continue desenvolvendo esse comportamento após a castração.

Nos primeiros três meses após a cirurgia, o animal ainda tem hormônios sexuais circulantes. Por isso, pode demorar mais para que alguns comportamentos cessem ou diminuam. E isso depende de organismo para organismo. E quanto antes o pet passar pela cirurgia, sempre de acordo com as orientações do veterinário, maior é a chance de que o animal castrado mude o comportamento. Já a castração feita em pets adultos ou idosos tende a não alterar tais hábitos.

Podemos constatar inúmeros benefícios com a castração do animal. Procure um médico veterinário de sua confiança para que ele possa orientá-lo melhor sobre o procedimento.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão por Estael Lima
Foto: Karoline Lima
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?