Automóvel

Carteira digital, praticidade que une CNH e CRLV

Os condutores agora podem utilizar a tecnologia disponível para simplificar ainda mais o dia a dia, com ferramentas inovadoras e eficiente, um fator muito importante para todos os usuários.

Após a realização da versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já utilizada em todo o país, para facilitar ainda mais a vida dos motoristas, passamos a ter também o CRLV ( Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento veicular de porte obrigatório pelos motoristas. O Serpro e o Ministério das Cidades lançaram o aplicativo que une os dois documentos: a Carteira Digital de Trânsito ( CDT ). A versão eletrônica traz todas as informações do documento impresso, permite também a exportação em arquivo PDF.

A novidade começou no Detran do Distrito Federal no ano de 2018, que foi o primeiro lugar a oferecer aos condutores a versão digital CRLV, a impressa continua sendo utilizada. A princípio a ideia era que os Detrans de todos os estados deveriam adotar a esta tecnologia até o dia 31 de dezembro do ano de 2018. Mas o prazo se estendeu, com previsão até dia 30 de junho de 2019.  Por enquanto, apenas 8 estados estão emitindo o documento digital, Ceará, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Sergipe, Amazonas e no Distrito Federal

O novo aplicativo está disponível para iOS e Android,”Carteira Digital de Trânsito”, que também abriga a CNH digital. Para adquirir o CRLV digital, é necessário que o proprietário do veículo tenha pago o licenciamento do veículo de 2018, não tem custo para o proprietário do veículo, e diferente da CNH Digital, não será necessário comparecer ao Detran ou possuir certificado digital para emitir o CRLV Digital.O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um CRLV Digital. Para isso, é preciso informar, de cada veículo, o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

No estado de Goiás o aplicativo foi lançado em 9 de novembro de 2018,   realizado através do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro.. O aplicativo tem inúmeras vantagens:

  • Permite o compartilhamento do CRLV com até cinco outros aparelhos de celular ao mesmo tempo.
  • Para que o proprietário possa emprestar o CRLV Digital para terceiros, essas outras pessoas também devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular.
  • A funcionalidade é útil quando um mesmo veículo é utilizado por mais de uma pessoa.
  • Aprofunda mais ainda as informação do cidadão, tanto na habilitação como no veículo.
  • A cada licenciamento, o CRLV é atualizado automaticamente.
  • Compartilhamento do documento através de mensagem ou email.
  • Permite aos agentes de trânsito verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização.
  • O motorista precisa apenas apresentar um QR Code em casos de abordagens

Para aqueles que já possua o aplicativo CNH Digital, não precisa se preocupar em realizar o download da Carteira Digital, o aplicativo será atualizado automático. Depois adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Usuário que não possui a CNH Digital:

  1. Fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponível no Google Play ou Apple Store.
  2. Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
  3. Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Paula Caroline
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...