Carros com motor 1.0 turbo passam a ser cada vez mais procurados

Comprar um carro com motor 1.0 sempre foi motivo de dúvidas para muitos consumidores, já que são modelos associados com falta de força e simplicidade de acabamento e acessórios. Entretanto, com a chegada de veículos equipados com motores 1.0 turbo estes questionamentos estão perdendo espaço e estes carros ganhando cada vez mais as garagens dos consumidores.
No Brasil, o primeiro carro 1.0 turbo foi o VW Up! TSI, que chegou ao mercado em agosto de 2015. Desde então, esta versão que conta com injeção direta já representa quase metade dos Up! comercializados no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro exemplo é o HB20 1.0 turbo com 105 cv e 15 mkgf quando abastecido no etanol. Esta motorização também vem ocupando modelos um pouco mais sofisticados, como é o caso do New Fiesta. Uma de suas versões, a topo Titanium vem equipada com o motor 1.0 EcoBoost, de 125 cv e 17,3 mkgf, porém, seu preço está muito longe de ser popular, sendo cotado em R$ 71.990. Outro modelo que logo contará com motor 1.0 turbo é VW Golf, que terá o mesmo conjunto do Up!, porém com maior torque e potência.
Dessa forma, a explicação para o crescente incremento de motores 1.0 turbo no mercado se traduz em duas respostas. A primeira é a possibilidade de alcançar melhor desempenho e consumo do que seria em um veículo 1.6. Além disso, o carro 1.5 e 1.6 paga 13% de IPI, enquanto o 1.0 paga 7% mesmo com o turbo. Assim, a montadora pode escolher entre aumentar sua margem de lucro ou baixar o preço de tabela.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Share this content: