Foto: Vânia Santana - Portal PaNoRaMa

"A solicitação se faz necessária, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde, o transtorno do espectro autista apresenta uma prevalência relativamente alta na população: aproximadamente 1 a 2% das crianças e adolescentes no mundo apresentam TEA", informou ele.

O vereador Carlinhos Canzi reivindicou à prefeitura a construção de um centro de referência, via Sistema Único de Saúde (SUS), especializado no atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

“A solicitação se faz necessária, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde, o transtorno do espectro autista apresenta uma prevalência relativamente alta na população: aproximadamente 1 a 2% das crianças e adolescentes no mundo apresentam TEA”, informou ele.

“O Centro de Referência oferecerá um atendimento multiprofissional, com equipe técnica qualificada, visando ampliar a qualidade de vida e do ensino das crianças atendidas, contando com neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, odontólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. A importância desse trabalho é estimular a criança para potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor, facilitando a plasticidade cerebral, possibilitando que esta criação tenha ganhos fundamentais no seu desenvolvimento, e uma ação preventiva, que facilitará o processo educacional no ensino fundamental. O autista é uma pessoa normal, que tem suas preferências e precisa ser respeitada. Temos que criar formas para a criança participar da cidade como qualquer outra, sem diferença. Desta forma, faz-se necessário o pedido”.

Francisco Cabral – Direção de Mídias
Câmara Municipal de Jataí
Foto: Vânia Santana –  Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE