Campanha de vacinação contra gripe iniciou-se nesta segunda feira (4)

Notícias Top Geral

Começou nesta segunda feira (4) a campanha de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para vacinar os grupos chamados de prioritários. Dessa forma, estão incluídos as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

A meta para este ano é imunizar 49 milhões de pessoas. A dose da vacina protege contra os subtipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. Vale ressaltar que não houve inclusão de algum outro grupo prioritário este ano e que principalmente as gestantes devem comparecer aos postos de vacinação, já que nestes casos, há um maior risco de complicação caso contraiam a gripe. Além disso, o bebê já nasce protegido por seis meses, por meio da imunização passiva.

A vacinação só é contra indicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tenha algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, já que a dose é produzida em embriões de galinha.

Lembrando que somente no ano passado, 1.794 pessoas foram internadas por conta de complicações provocadas pela gripe e 326 morreram, por isso há a necessidade das pessoas se conscientizarem sobre a importância da vacinação.

A campanha seguirá até o dia 22 de maio, entretanto o dia “D” da vacinação será o dia 9. Quem estiver dentro de algum dos grupos prioritários citados acima, basta procurar algum posto de saúde com o cartão de vacinação. Pessoas com doenças crônicas deverão levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose, entretanto, para os pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS), devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receber a vacina, sem necessidade da prescrição médica.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.