Política

Câmara Municipal discute possibilidade de municipalização dos serviços de água e esgoto em Jataí

Foto: Vânia Santana / CMJ
A justificativa do requerimento se firma na má prestação de serviços da SANEAGO e da BRK Ambiental

O vereador Gildenício Santos (MDB), na última sessão plenária, apresentou um requerimento que prevê criação de comissão para avaliar a municipalização dos serviços de água de esgoto em Jataí.

Na justificativa oficial do requerimento, o vereador afirma que “inúmeros munícipes (…) diante da má prestação de serviços de água (SANEAGO) e esgoto (BRK AMBIENTAL) ofertados por essas empresas, nos procuraram visando essa ação”. Ele acrescenta, ainda, que a “população tem reclamado, de forma veemente, da má prestação dos serviços, especialmente dos valores cobrados e a falta de melhorias”.

Durante o pronunciamento, o parlamentar reiterou a necessidade de um estudo das condições para que os serviços possam ser aprimorados e reforçou a importância do requerimento:” [a municipalização] “é um sonho que não podemos desistir dele (…) muitas pessoas estão sofrendo, não conseguem pagar e não conseguem ter um serviço de qualidade e também muitas regiões com problemas de água, problemas de esgoto”.

A vereadora Maria Aparecida (PODE) pediu para subscrever, declarando que os valores pagos pela água são “exorbitantes”. O Major David Pires (PP) subscreveu e citou os problemas anteriores para com a empresa “a sociedade paga um preço altíssimo por erros do executivo estadual do governo passado, inclusive com ações policiais em relação à SANEAGO (…). Estamos pagando pelo erro de gestão da SANEAGO e do governo passado”.

Outra questão levantada foi a da Tarifa Social: “Cadê a tarifa social? Nunca ouvi falar que ela funciona, que alguém foi contemplado por essa tarifa. Eu vejo muitas e muitas pessoas desempregadas (…), como que come e paga duzentos, trezentos reais de água?” questionou o vereador Adilson Carvalho (MDB) que também cobrou explicações da BRK e disse que a municipalização seria importante, porém inviável no momento.

Apesar da fala de Adilson, o requerimento foi aprovado por unanimidade e agora segue para o Executivo Municipal.

Thaysa Alves
Revisão: Larissa Pedriel
Foto capa: Vânia Santana /CMJ
Redação Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...