fotos camara municipal de jatai cmj palacio das abelhas praca da bandeira 2

Foto: Vânia Santana - Portal PaNoRaMa

Com início das atividades legislativas, vereadores aprovam projetos e requerimentos, incluindo proposta de recuperação fiscal com emenda.

Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
Foto: Arquivo PaNoRaMa

A Câmara Municipal de Jataí iniciou, nesta terça-feira (04), a primeira temporada de sessões ordinárias de 2025. No plenário João Justino de Oliveira, os vereadores analisaram e votaram diversos projetos e requerimentos, com destaque para o Projeto de Lei Ordinária do Executivo (PLOE) 1/2025, que “Institui o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais – REFIS no âmbito do Município de Jataí”. A matéria foi aprovada em primeira votação, juntamente com uma emenda modificativa que altera aspectos importantes do texto original.

A Emenda Modificativa/Supressiva nº 01, de 23 de janeiro de 2025, foi apresentada pelos vereadores Carlinhos Canzi (PP) e Marcos Patrick (PL) e propõe mudanças na redação de dispositivos do projeto. Entre as principais alterações, destaca-se a inclusão de restrições para contribuintes que aderiram a programas de REFIS anteriores sem a quitação completa do débito, permitindo a participação apenas daqueles que quitarem os valores pendentes em até cinco parcelas.

Além disso, a emenda redefine as condições de parcelamento e os percentuais de desconto aplicáveis às multas e juros, estabelecendo opções que variam de 70% a 100% de abatimento, conforme o número de parcelas escolhidas. Outra mudança relevante é o ajuste no prazo para pagamento da primeira parcela, que deverá ser quitada à vista ou em até 20 dias úteis, prazo que também se aplica aos honorários advocatícios em caso de negociação.

A emenda também promove modificações nos acordos judiciais ou realizados no CEJUSC, permitindo que, em casos específicos analisados durante as audiências, o prazo para pagamento à vista seja estendido para até 20 dias úteis.

Com a aprovação em primeira votação, tanto o projeto do REFIS quanto a emenda modificativa retornarão à pauta na sessão desta quarta-feira (05), quando poderão ser aprovados em definitivo. A iniciativa busca facilitar a regularização de débitos tributários, garantindo maior arrecadação para o município e proporcionando aos contribuintes condições vantajosas para quitação de suas pendências.

A expectativa é que, caso aprovado em segunda votação, o projeto seja sancionado pelo Executivo e entre em vigor nos próximos meses, contribuindo para a recuperação financeira do município e a regularização da situação fiscal de diversos contribuintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?