Calor segue forte em Jataí, mas há chance de pancadas de chuva no fim de semana

Calor segue forte em Jataí, mas há chance de pancadas de chuva no fim de semana
Foto: Vânia Santana - Portal Pn7

Calor continua, mas o tempo começa a mudar

O clima em Jataí deve continuar quente e seco neste fim de semana, mas há sinais de mudança. Segundo o boletim nº 0284/2025 do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), uma área de instabilidade atmosférica começa a se formar sobre o sudoeste goiano, o que pode provocar pancadas isoladas de chuva a partir da tarde de sábado (11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA - 300x250

As temperaturas devem variar entre 19°C e 36°C, com sensação térmica ainda mais alta nos períodos de maior insolação. A umidade relativa do ar fica entre 20% e 55%, níveis considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, o CIMEHGO orienta os moradores a evitarem exposição prolongada ao sol e manterem a hidratação constante.


Possibilidade de pancadas rápidas e ventos moderados

Mesmo com o calor intenso, há chance de chuvas rápidas em Jataí e em outras cidades do sudoeste goiano, como Rio Verde, Mineiros, Santa Helena e Caiapônia. Segundo o boletim, as precipitações devem ocorrer de forma pontual e passageira, acompanhadas de ventos moderados e raios.

Essas chuvas, embora breves, podem trazer leve alívio térmico e contribuir para a redução da poeira e do ar seco. No entanto, o CIMEHGO destaca que o sol ainda predomina durante boa parte do dia, e o retorno das chuvas regulares deve ocorrer apenas no fim de outubro.


Risco de queimadas e baixa umidade preocupam

O órgão reforça o alerta para queimadas, que seguem em nível crítico em todo o estado. De acordo com o boletim, 211 municípios goianos estão em condição de risco, incluindo Jataí. O motivo é a combinação do “fator 30-30-30” — temperaturas acima de 30 °C, umidade abaixo de 30% e ventos acima de 30 km/h — que facilita a propagação do fogo.

O CIMEHGO pede que a população evite o uso do fogo para limpeza de terrenos e descarte de lixo. Pequenas fagulhas podem causar incêndios de grandes proporções, afetando áreas rurais e urbanas.


Rios continuam com níveis baixos

Além do tempo seco, o boletim aponta que os principais rios da região continuam com níveis abaixo da média histórica, reflexo da estiagem prolongada. O Rio Meia Ponte e o Rio dos Bois, por exemplo, seguem com vazões reduzidas, o que reforça a importância do uso racional da água e da preservação ambiental.

Mesmo com a chegada das primeiras instabilidades, o CIMEHGO alerta que o calor ainda deve predominar em Jataí e nas demais cidades da região sudoeste. A mudança no tempo será gradual e de curta duração, com o retorno do sol forte logo em seguida.

Por Gessica Vieira
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.