Calor e tempo firme predominam em goiás, mas chegada de frente fria pode trazer alivio

Os próximos dias em Goiás serão marcados por temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em níveis críticos, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O órgão alerta que o estado permanece em situação de emergência, com índices abaixo de 12%, cenário que aumenta os riscos de incêndios e agrava problemas respiratórios.
Em Jataí, a previsão aponta para tempo seco e sol predominante, sem chance de chuva. As temperaturas devem variar entre 17ºC e 38ºC, com a umidade oscilando de 10% a 50%. Em Rio Verde, os termômetros devem marcar mínima de 18ºC e máxima de 36ºC, também com baixa umidade. Já em Mineiros, a máxima chega a 36ºC e a mínima a 19ºC. Outro município vizinho, Caiapônia, deve registrar entre 19ºC e 38ºC, enquanto em Santa Helena a máxima alcança 37ºC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Cimehgo, a seca prolongada já chega a 132 dias sem chuvas significativas em algumas regiões do estado. A expectativa é que uma frente fria, prevista para avançar a partir da próxima segunda-feira (15), consiga romper o bloqueio de ar quente e seco, trazendo aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
A coordenadora do Inmet em Goiás, Elizabete Alves, reforça que, em Goiânia, pode haver chuvas esparsas na próxima semana. “Essa mudança depende da intensidade da frente fria para romper o bolsão de calor que está sobre o estado”, destacou.
Enquanto a chuva não chega, autoridades recomendam evitar queimadas, redobrar a hidratação e adotar cuidados com a saúde, especialmente crianças e idosos.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: