27 de dezembro de 2024
Goiânia pode marcar 40°C no próximo final de semana.

A onda de calor extremo que atinge grande parte do Brasil deve continuar nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Goiás e mais oito estados vão sofrer com o calor de ‘grande perigo’ no país. Goiânia pode marcar 40°C no próximo final de semana.

De acordo com a chefe do Inmet, Elizabeth Alves, esse calor ocorre devido uma massa de ar seco predominante em várias regiões do país. Essa condição persistindo por vários dias, traz esse alerta da onda de calor.

“Estamos com mais de cinco dias com temperaturas elevadas acima da média e quando temos temperaturas com 5°C graus acima da média e por mais de cinco dias é considerado grande perigo”, explica Elizabeth.

Conforme a chefe do Inmet, esse período já é climatologicamente seco, mas um bloqueio criado por uma corrente de jato – vento muito intenso, está impedindo a entrada da frente fria na região central e sudeste do Brasil tornando o período seco extremo e com temperaturas mais elevadas.

“Essa massa de ar seco está persistindo porque em altos níveis, mais ou menos 10 km acima da superfície, temos essa corrente de jato que está criando um bloqueio e impedindo a entrada da umidade que vem da região norte do país”, afirma Elizabeth.

O Inmet ressalta que as temperaturas elevadas vão continuar até o dia 27, mas o pico de calor ocorre neste final de semana. Depois, começam a amenizar e as instabilidades devem começar a ter alguma mudança.

“Em termos de temperatura a região mais ao norte, noroeste e oeste de Goiás podem ter temperaturas acima de 40°C. Nas regiões sudoeste e central também deve ter elevação de temperatura e a tendência é que continue neste final de semana e início da próxima”, explica Elizabeth.

A chefe do Inmet destaca que podem haver algumas chuvas isoladas na região oeste do estado, mas elas não vão aliviar o calor.

“Pode ocorrer pontualmente algumas chuvas, mas a tendência é que esse calor continue, permanecendo com temperaturas acima da média. Goiânia, por exemplo, pode chegar a 40°C”, afirma Elizabeth.

Confira abaixo os estados em alerta vermelho do Inmet:

  • Pará;
  • Tocantins;
  • Mato Grosso;
  • Goiás;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minais Gerais;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Paraná.
Segundo a chefe do Inmet, quando temos temperaturas com 5°C graus acima da média e por mais de cinco dias é considerado grande perigo (Reprodução/Instituto Nacional de Meteorologia)

Fonte: O Popular
Foto: Pixabay
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?