Caiado, sobre união de governadores de direita em 2026: ‘impossível no 1º turno’

Um dia depois de se reunir com governadores de direita para discutir a conjuntura política nacional e construir um bloco coeso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou à Folha de S. Paulo que a união de todos eles no primeiro turno é “impossível”, mas que no segundo haverá convergência.
Ao final do encontro, apenas três falaram com a imprensa: Tarcísio, Caiado e Mendes. Os demais disseram ter compromissos. Segundo relatos, a eleição de 2026 não entrou em pauta, mas a ideia deles é unificar o grupo político. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, contou ter dito aos participantes que o próximo presidente do Brasil estava na reunião. E que, se não estiver, e a esquerda continuar no poder, os responsáveis também estavam ali.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Caiado e Mendes, participaram Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr (PSD), do Paraná; Jorginho Mello (PL), Santa Catarina; Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; e Wilson Lima (União), do Amazonas. Caiado, Tarcísio, Zema e Ratinho são pré-candidatos à presidência da República.
Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o passo seguinte do grupo será procurar os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e se colocar à disposição do governo federal para o que chamou de diálogo.
O objetivo principal do encontro era tratar do que eles chamam de crise institucional, numa crítica à atuação do Supremo, e do tarifaço dos Estados Unidos a produtos brasileiros, em que dizem ver falta de ação do governo brasileiro.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos trabalhando junto às autoridades do governo Trump pelas sanções, não entrou em discussão na conversa dos governadores, ainda que os gestores estaduais tenham críticas à sua atuação.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Instagram
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: