Uma promoção que promete uma cafeteira 3 Corações de graça viralizou em redes sociais como WhatsApp e Instagram. A promessa é de que respondendo apenas um questionário de pesquisa de satisfação, o cliente poderia ganhar o produto pagando apenas o frete. A ação, porém, é falsa. O golpe circula na internet desde 2020. Os criminosos se aproveitam da proximidade de datas comemorativas, como Dia Internacional da Mulher e Dia das Mães, para enganar internautas e roubarem dados e dinheiro das vítimas. O TechTudo já fez o alerta em outros momentos, sendo o mais recente em fevereiro de 2022.
A fraude é tão recorrente que o Grupo 3 Corações já tem uma página no site oficial esclarecendo que a promoção é fake e não tem relação nenhuma coma empresa. Recentemente, a empresa também respondeu usuários que fizeram queixas sobre o golpe no site Reclame Aqui, reforçando que a única loja online oficial da companhia é a Mercafé (www.mercafe.com.br). A seguir, veja mais detalhes sobre o golpe e como se proteger.
O golpe circula no Brasil ao menos desde junho de 2020. Ao analisar as buscas No Google Trends, percebe-se que outros picos de procura para o termo “cafeteira 3 corações de graça” ocorreram também entre janeiro e fevereiro de 2023 e novamente no final de março de 2024. A ferramenta mostra que termos como “pesquisa 3 corações”, “cafeteira 3 corações grátis” e “máquina três corações promoção” tiveram aumento repentino nas últimas 24 horas.
No X (antigo Twitter), uma internauta comentou: “Vi falando sobre ganhar uma cafeteria 3 corações pagando só o frete. Finalizei a compra e tô com medo de pagar e ser golpe, apesar de que é só 39,90 e se der certo??? Eu terei uma cafeteira incrível”.
Como funciona o golpe da cafeteira 3 Corações?
A falsa promoção da cafeteira é um golpe de phishing, um dos mais comuns no Brasil atualmente. O usuário é atraído para uma ótima promoção, preenche dados, efetua o pagamento e, na hora de receber o produto ou serviço, percebe que foi enganado. Os criminosos costumam apelar para “preços imperdíveis”, “produtos limitados”, e sites bastante parecidos com os originais. No geral, o golpe envolve marcas populares e conhecidas pelo público para gerar mais confiança.
Como se proteger da falsa pesquisa 3 Corações?
A primeira dica para evitar se tornar vítima desse tipo de fraude é sempre desconfiar de promoções divulgadas em meios não-oficiais e com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado. Quando a ação é verdadeira, costuma ser amplamente compartilhada pela empresa, na imprensa e no site oficial.
É importante sempre buscar pela ação antes de clicar em qualquer link suspeito. Quando o golpe se repete com frequência, certamente será possível encontrar reportagens descrevendo a fraude e depoimentos de vítimas em sites como Reclame Aqui. No geral, sempre evite divulgar dados pessoais como CPF, endereço e número do cartão de crédito nas redes sociais e em formulários que não são encaminhados por empresas sérias e contatos verificados.
Na quinta-feira (4/04), uma vítima escreveu o seguinte depoimento na página do Grupo 3 Corações no site Reclame Aqui: “Encontrei no Instagram uma pesquisa de satisfação que prometia uma máquina das 3 Corações, uma cafeteira. Fiz o Pix que era referente ao frete. Mas estou aguardando um e-mail e não chegou. Pelo visto fui enganada. Uma empresa tão renomada, como pode permitir isso. Solicito providências”.
Em resposta, a companhia ressaltou: “Gostaríamos de esclarecer que a compra que você realizou foi feita em uma loja que não tem nenhuma ligação com a nossa empresa. Ressaltamos que nossa única plataforma de vendas online é o Mercafé (www.mercafe.com.br) e assumimos total responsabilidade apenas pelas compras efetuadas em nosso site. Agradecemos pela compreensão e Orientamos que não acesse links recebidos por essa página e não forneça qualquer tipo de dado pessoal”.
Por Gisele Barros
Foto: Rubens Achilles
Jornalismo Portal Pn7