Brasil terá agronegócio com desempenho melhor que no resto do mundo em 10 anos

Brasil terá agronegócio com desempenho melhor que no resto do mundo em 10 anos

De acordo com as conclusões obtidas no Outlook Fiesp 2026 – Projeções para o Agronegócio Brasileiro, assim como por meio de levantamento elaborado pelo Departamento de Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o desempenho do agronegócio brasileiro no período entre 2016 e 2026 será melhor do que a média mundial para produtos como soja, milho, açúcar e carnes (bovina, suína e frango), o que aumentará a participação do país no mercado global.

Ainda segundo essas projeções, a participação do Brasil na exportação mundial de soja chegará a 49% em 2026, com crescimento anual de 4,6% enquanto que o valor nos outros países produtores será de 2,7%, em média. Da mesma forma, em relação ao mercado global do milho, a projeção para o Brasil é de crescimento anual de 8,8% nas exportações, chegando a 23% em 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o mercado do açúcar, o Brasil, que já é considerado o grande fornecedor mundial deste produto, em dez anos será o responsável por metade da quantidade comercializada em todo o mundo, com taxa de crescimento de 2,2% ao ano.

Para a carne bovina, a projeção é de crescimento anual nas exportações no valor de 4,5% e dominando 18% do mercado internacional na próxima década. Mas este valor poderá ser ainda maior caso ocorra a abertura de novos mercados mais exigentes e que remuneram melhor o produto brasileiro.

Dessa forma, mesmo com a economia interna não apresentando crescimento ou sendo menor que o esperado e com agravante de crises políticas e econômicas, o segmento do agronegócio, destacando estes produtos, deverá ser um dos primeiros a se beneficiar com a conjuntura macroeconômica.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.