O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira, 27, que o Brasil deve receber mais 2,3 milhões de doses da vacina Comirnaty da Pfizer/BioNTech. Os imunizantes chegaram nos primeiros dias de junho. Essa remessa é a maior já enviada pela empresa ao Brasil.
Na última quarta-feira, 26, o Brasil recebeu uma remessa com 629 mil doses, que será enviada para os estados e Distrito Federal nos próximos dias.
Segundo o Ministério da Saúde, desde o fim de abril, mais de 5,8 milhões de doses terão sido entregues à pasta pela farmacêutica. Até o momento, foram entregues 3,5 milhões de vacinas da Pfizer – dessas, 2,8 milhões já foram distribuídas para todo o País.
O Governo Federal já assinou dois contratos com a Pfizer que totalizam 200 milhões de doses a serem entregues ainda neste ano.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, Segundo o Ministério da Saúde, até agora, cerca de 100 milhões de doses de vacinas foram distribuídas aos estados brasileiros.
Armazenamento
Em nota, a pasta informou que a vacinação com o imunizante da Pfizer já pode se estender além das capitais brasileiras. No início de maio, quando se iniciou a distribuição das vacinas da Pfizer no Brasil, o Ministério da Saúde orientou que a vacinação com o imunizante fosse realizada apenas em unidades de saúde das capitais brasileiras, por causa das dificuldades no armazenamento das doses em baixa temperatura.
A mudança se deu, de acordo com a pasta, porque os estados e as cidades já estão se adequando para receber as doses.
“As cidades elegíveis passaram pela verificação de critérios técnicos, como o distanciamento de até duas horas e 30 minutos da capital do estado, considerando as particularidades que envolvem o armazenamento da vacina durante o transporte”, diz a nota da última quarta.
Por Mayara Ferreira
Foto Capa: Divulgação/Ministério da Saúde
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br