Bloqueio atmosférico mantém calor intenso e limita chuvas em Jataí

Bloqueio atmosférico mantém calor intenso e limita chuvas em Jataí
Foto: Vânia Santana - Pn7.com.br

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) , Goiás permanece sob influência de um bloqueio atmosférico na região Sudeste do Brasil. Essa condição dificulta a passagem de frentes frias mais organizadas. Como consequência, não há previsão de chuvas amplas e persistentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gov de Goiás

Calor intenso e instabilidades pontuais

Apesar disso, o transporte de umidade da região Norte para o Centro-Oeste continua atuando. Além disso, o forte aquecimento diurno típico do verão favorece a formação de instabilidades.

Por esse motivo, a previsão indica sol ao longo do dia. No entanto, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas e irregulares em diferentes regiões de Goiás.

As temperaturas seguem elevadas. Em alguns municípios, os termômetros podem alcançar até 35 °C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 90%.

Tendência para o fim de semana

De acordo com o Cimehgo, o bloqueio atmosférico deve persistir ao longo do fim de semana. Assim, o padrão de calor intenso e chuvas localizadas permanece em todo o estado.

Além disso, o monitoramento não indica municípios com risco potencial para tempestades nesta sexta-feira. O número de cidades em alerta segue zerado.

Situação dos rios e recursos hídricos

O boletim também destaca o acompanhamento dos níveis dos principais rios goianos. O rio Araguaia apresentou elevação em Aragarças e Aruanã, reflexo do início das chuvas.

Enquanto isso, o rio Meia Ponte, na região de Goiânia, atingiu a zona de normalidade. Em Valparaíso de Goiás, o rio Saia Velha mantém níveis acima da mediana e alcançou o máximo histórico.

Por outro lado, alguns rios ainda permanecem abaixo da normalidade em determinados trechos, segundo o monitoramento diário.

Risco de incêndios permanece baixo

Em relação às queimadas, o Cimehgo informou que não há municípios em condição crítica para o chamado “Fator 30-30-30” nesta sexta-feira. Ainda assim, o órgão reforça a importância da prevenção.

Por Gessica Vieira
Foto: Vânia Santana – Pn7.com.br
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.