O Google divulgou que dois em cada três consumidores devem comprar durante a Black Friday, data em que as empresas oferecem grandes promoções. A pesquisa também apontou que as pessoas pretendem comprar, em média, produtos de seis categorias diferentes. Os preços baixos seguem como o critério decisivo para levar o cliente a fechar negócio.
A temporada de vendas acontece em novembro, mas os consumidores já começaram a fazer buscas há um mês. A procura pelo termo Black Friday cresceu 24% em comparação a 2022.
Na região Centro-Oeste, as categorias com maior intenção de compra são:
- Roupas e acessórios (48%)
- Calçados (38%)
- Celulares (37%)
- Eletrodomésticos (29%)
- Perfumes (29%)
A pesquisa, feita com mais de 1,8 mil pessoas das classes A, B e C, apontou que metade do público enxerga um cenário mais otimista da economia. Esse é o maior nível desde a pandemia. “A evolução tecnológica deixa o consumidor mais confiante, o que também contribui para esse contexto favorável para as compras”, complementou Gleidys Salvanha, diretora de negócios para Varejo do Google.
Critérios para comprar
Para quase metade dos pesquisados, o preço baixo está entre os principais fatores decisivos para comprar durante a Black Friday. Porém, outras questões se mostraram determinantes para os consumidores: qualidade do produto e a confiabilidade da loja ou site.
O custo do frete e o tempo de entrega das compras também aparecem na sequência como itens que vão determinar se o cliente vai ou não comprar durante a Black Friday.
Perfil do comprador
O Google também identificou quatro perfis de compradores durante a Black Friday. Os entusiastas, que fazem mais pesquisas online e próximo da data do evento; os preparados, que pesquisam mais e definem tudo antes da data; os criteriosos, que não se planejam com antecedência e que esperam ofertas irresistíveis; e os cautelosos, que desconfiam dos descontos e preferem lojas físicas.
“É importante destacar que uma mesma pessoa pode variar entre esses perfis de acordo com o produto que ela quer comprar. Se eu quero muito um celular, eu assumo o perfil entusiasta. Se eu tenho muitas roupas no armário, eu vou ser mais criterioso para essa categoria”, explicou Nathália Camargo, diretora de commerce para médias empresa do Google.
Quanto maior o preço e a complexidade de cada produto, maior é antecedência que os consumidores começam a buscar pelas promoções e características dos itens desejados.
“Durante todo esse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável. 91% dos consumidores pesquisam online antes de comprar”, disse Fábio Garcia, líder do segmento de varejo do Google.
Novidades
Uma das inovações apresentadas pelo Google para a Black Friday de 2023 mostrar os produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita. O recurso, chamado Anotação de Frete, estará disponível a partir de outubro para os lojistas.
Fonte: O Popular
Foto: Divulgação / Google
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br