O e-commerce brasileiro tem crescido bastante nos últimos anos, assim como o número de clientes que ingressam neste tipo de mercado. Para o segundo semestre, as estimativas de crescimento são de 15% e um dos motivos desta alta é a Black Friday, data interessante pra quem deseja comprar produtos via internet principalmente.
Este ano, o evento será realizado no dia 28 de novembro, comemorando o quinto aniversário consecutivo no Brasil e sua movimentação no ano passado chegou a R$ 770 milhões.
Entretanto, antes de pensar em comprar qualquer produto, o consumidor deve se preparar. As principais orientações são pesquisar os preços com antecedência, principalmente para garantir que as lojas não irão subir os preços dos produtos pouco antes da data para depois dar o desconto. Além disso, é importante buscar endereções, telefones, chat e meios de contato com a empresa, ler opiniões de outros consumidores tanto sobre o site, quanto de produtos e pesquisar sobre a existência de reclamações da em sites como Reclame Aqui.
Outro detalhe importante para o usuário é não se empolgar demais no momento da compra, adquirindo itens que superam o valor estimado para o gasto, portanto, para que isso não ocorra, faça uma lista de todos os produtos que deseja e procure se ater a nela.
Nos anos anteriores da Black Friday, foram feitas muitas reclamações relacionadas ao valor dos descontos e também sobre os itens promocionais. Por isso, para este ano superar qualquer expectativa, as empresas estão fechando pacotes de vantagens, preparando convites especiais e buscando a melhor estabilidade do sistema. Portanto, é só se preparar e aguardar.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa