Benefícios da batata doce na dieta e desempenho físico

Saúde e Bem Estar

A Batata Doce se tornou hit em todas as dietas fitness, além de ser um alimento essencial no prato daqueles que pretendem perder peso, ganhar massa magra, energia e se manter em forma.

NUMBERS-300x250

A mesma é um alimento de baixo índice glicêmico, o que a torna essencial para consumir em pré-treinos, isto por que, a mesma é absorvida mais lentamente, evitando o acúmulo de gordura no organismo e menos picos de insulina se têm no sangue.

A energia contida na batata doce é liberada gradualmente no organismo, aumentando assim a sensação de saciedade.

Com apenas 116 calorias a cada 100 gramas, 1,16 g de proteínas, 30 g de carboidratos e 0,32 g de lipídios, a batata doce costuma ser associada a outros alimentos de fonte proteica como ovos e frango, a fim de potencializar o rendimento do treino.

Entre os benefícios da batata doce estão o fornecimento de energia para os músculos, a composição de antioxidantes variados (betacaroteno, Vitamina C e E), alto teor de carboidratos (que ajudam a manter o trabalho muscular a todo vapor), baixas calorias, auxilia na queima de gordura e no ganho muscular, e ainda controla diabetes pelo fato de possuir baixo índice glicêmico.

Nesta matéria foram listadas 3 receitas compostas por batata doce que podem trazer benefícios ao organismo, saúde e energia. Confira:

1 – Purê Light

Ingredientes

  • 130 g de batata doce descascada e cozida em água
  • 1 colher (de chá) de requeijão light (10 g)
  • 2 colheres (de sopa) de leite desnatado

Modo de Preparo

Amassar as batatas com um garfo, ou bater com o mixer. Incorporar o requeijão light e por último o leite até o ponto desejado.

2 – Chips de batata doce

Ingredientes

  • Batata doce (a quantidade depende do número de pessoas)
  • Azeite, manteiga ou óleo para untar a forma

Modo de Preparo

Lave as batatas, descasque-as, e com o auxílio de um fatiador ou com a faca, fatie como quiser (se quiser mais sequinha e crocante, fatie fininho, se quiser mais mole por dentro, fatie mais grosso). Forre um tabuleiro com papel alumínio e unte com o azeite. Disponha as fatias de batata doce, sem sobrepor, e leve ao forno baixo por 20 a 30 minutos (dependendo do forno). Vigie sempre para não queimar e vire as fatias na metade do tempo para dourar dos dois lados.

3 – Batata doce assada com curry

Ingredientes

  • Batata doce
  • Curry em pó
  • Sal
  • Azeite

Modo de Preparo

Descasque as batatas, corte como preferir, tempere com curry em pó, sal a gosto e adicione um pouco de azeite de oliva. Asse até que comece a dourar.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.