Bebida do momento: Você já ouviu falar na Kombucha?

Se você bebe aquela cervejinha a tarde e já fica com sono, ou está cansado daquela barriguinha de chopp, você PRECISA conhecer a Kombucha (lê-se “combutchá”).
Kombucha, criada pelos chineses há mais de dois mil anos, é uma bebida feita a partir da fermentação de chá verde, branco ou preto e que auxilia o funcionamento do organismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conter pouco açúcar e calorias, e baixo teor alcoólico, a Kombucha tem feito sucesso entre aqueles que estão em busca de um estilo de vida saudável.
Como ainda é pouco conhecida, nós do Panorama separamos algumas informações para você ficar por dentro e experimentar já!
Quais os benefícios da Kombucha?
Uma vez que é uma bebida probiótica, ou seja, fermentada por micro-organismos vivos, ela atua no equilíbrio da flora intestinal e contribui para o bom funcionamento do organismo.
Alguns dos principais benefícios são:
• melhor digestão;
• proteção das células (por ser antioxidante);
• prevenção do envelhecimento precoce da pele (também por ser antioxidante);
• eliminação de gorduras ruins da corrente sanguínea;
• alívio de dores de doenças como a artrite (por ser anti-inflamatório);
• fornecimento de energia.
Como a fermentação natural da Kombucha funciona?
O processo começa quando o scoby é adicionado ao chá já adoçado, reagindo ao açúcar e iniciando o processo de fermentação que deixa a bebida gaseificada, ácida e docinha.
Mas espera um pouco, o que é scoby? SCOBY é a sigla em inglês para cultura simbiótica de bactérias e leveduras. Visivelmente, parece uma panqueca gelatinosa e transparente, mas tecnicamente é um composto de micro-organismos aglomerados em uma massa de celulose.
Dá para fazer em casa ou devo comprar pronta?
Então, depende do seu tempo e estilo de vida. A bebida pode ser encontrada pronta em lojas de produtos naturais, e é uma solução prática para quem não dispõe de tempo e não entende o processo de produção.
Já para fazer em casa, você precisa de ter chá, açúcar e o scoby, que pode ser doado por alguém que já produz a Kombucha. Mas cuidado, se atente aos prazos e quantidades para preparo, fermentação e consumo.
Qualquer pessoa pode beber Kombucha?
Como existe a possibilidade de conter teor alcoólico, gestantes e lactantes devem consultar seu médico antes de consumir.
Posso beber Kombucha a vontade?
Melhor não. Como ela estimula o sistema gastrointestinal e a digestão, consumir em excesso pode causar desconfortos. O ideal é beber um a dois copos por dia, no máximo.
E aí? Já está com vontade de experimentar? Nós do Portal Panorama já aprovamos!
Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: