Bancários de Jataí estão em greve a partir desta quarta-feira (1º)

Bancários de Jataí estão em greve a partir desta quarta-feira (1º)

1 de outubro de 2014 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

Nesta terça-feira (30), reunidos em assembleia no sindicato dos bancários, os bancários de Jataí decidiram aderir ao movimento grevista. Sendo assim, a partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro, todos os bancos de Jataí estão fechados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Ademar Martins, a expectativa é de que ainda esta semana os banqueiros voltem a negociar com os bancários, caso contrário a greve continuará por tempo indeterminado.

A categoria de reivindicação dos bancários de todo o Brasil é de 12,5%, a proposta do banqueiro depois de 8 rodadas de negociação, chegou a 7,35%, ficando um pouco distante do que o bancário está pedindo.

É importante ressaltar que a greve é dos bancários, portanto os caixas eletrônicos continuam funcionando normalmente.

De acordo com a Associação de Bancos do Estado de Goiás, Tocantins e Maranhão, em períodos de greve, clientes de instituições financeiras poderão estar efetuando o pagamento de carnês de água, energia, telefone, entre outros, por meio de alternativas de atendimento como o caixa eletrônico, lotéricas, internet bankline e mobilebank.

Segundo pesquisas, a população Jataiense acredita que a greve é por motivos de interesse no aumento salarial dos bancários, porém quem sai mais prejudicado é a própria comunidade que necessita dos serviços dos bancários. A população relata que muitas vezes as pessoas necessitam de orientações e ajuda para efetivar o serviço desejado e em períodos de greve a assistência é quase inexistente.

A categoria reivindica uma diferença de 4 pontos, que certamente será negociada, já que os bancos ofereceram 7,35% e os bancários pedem 12,5%. A diferença não é tão grande e provavelmente chegará rapidamente a um acordo para que a greve não se estenda por muito tempo, atrapalhando a população.

Nayara Borges  / Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa