Aumento do prazo para realização do CAR é aprovado pela Câmara dos Deputados

Foi aprovada nesta quarta feira (04) pela Câmara dos Deputados a medida provisória que prorroga o prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até 31 de dezembro de 2017. A MP segue agora para a apreciação do Senado Federal e após deliberação dos senadores, a sanção final caberá à Presidência da República.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório que deve ser feito nas propriedades rurais no Brasil que serve como base de dados para que o governo monitore o desmatamento de áreas florestais. Além disso, este registro é importante para o produtor ter acesso aos créditos agrícolas e subsídios do governo. Sua inscrição terminava no dia 5 de maio deste ano, inclusive o Ministério do Meio Ambiente já estudava a aplicação de multas aos proprietários que não realizassem o CAR dentro deste período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP/RS) que fez a propositura da emenda que pretende estender o prazo para a realização do CAR, a decisão final deverá ocorrer apenas em junho. Por conta disso, o sistema permanecerá ativo mesmo após o atual encerramento do prazo, podendo receber novos cadastros. Dessa forma, os produtores que fizerem o CAR durante este período terão seus cadastros regularizados quando a decisão sair em junho.
Segundo os dados do mês de março referentes ao Cadastro Ambiental Rural, 70,29% do total da área que deve ser cadastrada já foi, sendo que o Norte segue na liderança com 85,85% das áreas cadastráveis já registradas e a região Sul está em último lugar, com 41,37% apenas da área cadastrada.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Share this content: