Aumento de IPI para carros recomeça

Automóvel Notícias

A partir do início deste ano, o Imposto sobre Produtos Industrializados, o famoso IPI, foi alterado após quase três anos seguidos de alíquotas reduzidas para compra de carros novos. Esta medida, que já estava prevista há algum tempo, afetará os veículos novos e utilitários de acordo com a motorização.

TEste 2020 aac

Dessa forma, para carros com motor até 1.0, a alíquota passa de 3% para 7%. Veículos com motor flex entre 1.0 e 2.0, o valor foi alterado de 9% para 11% e modelos com esta motorização, porém apenas à gasolina, passarão de 10% para 13%.

Para veículos com motor acima de 2.0 flex continuam com 18% de alíquota, assim como para aqueles com esta mesma motorização, entretanto apenas à gasolina, que permanece com 25%.
Os veículos utilitários, independente da motorização, terão um aumento de 3% para 4% a 8%. Já os caminhões manterão a alíquota zerada.

Vale lembrar que a redução do IPI foi adotada pela primeira vez em 2009 com o objetivo de evitar as quedas nas vendas de veículos novos durante a crise financeira de 2008. Esta estratégia de mercado acabou sendo renovadas algumas vezes, sendo que a última ocasião foi no ano passado, quando o imposto já deveria ter sido alterado para estes valores atuais.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.