Com as quedas de temperatura as chances de garantir um resfriado ou gripe crescem de maneira significativa, e a melhor maneira de evitar que isso aconteça é mantendo uma alimentação saudável, aumentando a imunidade.
… Vegetais Verde – Escuros
Couve, rúcula, espinafre, brócolis, alface, agrião, e mostarda são ricos em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do nosso corpo. Além disso esse vegetais conservam as células de defesa do intestino, principal canal de agentes patogênicos.
Estratégias para uma boa refeição: Brócolis – Bater com feijão no liquidificador, ou misture na hora do cozimento do arroz. A couve pode ser acrescentada em sucos como o de laranja e o de acerola, frutas ricas em vitamina C.
… Frutas Cítricas
Frutas ricas em vitaminas C, podem ser adicionadas na alimentação por meio de sucos. Assim como, laranja, acerola, tangerina, morango, kiwi, mamão, limão, caju, e maracujá. Essas frutas são ricas em antioxidantes, que evitam a ação dos radicais livres responsáveis por enfraquecer as células.
Grande parte dessas frutas têm um percentual significativo de água, fator que acaba auxiliando na hidratação, além de serem precursores da absorção de ferro e, consequentemente, impedir o desenvolvimento da anemia do tipo ferropriva.
… Alho e Cebola
As duas plantas, são caracterizadas cientificamente, por terem grande quantidade de antioxidantes, quercetina e rutina, que possuem ação anti-inflamatória.
Estratégias para uma boa refeição: Inserir através do tempero na comida, que passa praticamente imperceptível ao paladar daqueles que não gostam.
… Alimentos de Origem Animal
Fígado bovino, gema de ovo, leite e seus derivados, também contribuem para o sistema imunológico. O mel não é indicado para crianças menores de dois anos, pois pode ter a bactéria causadora do botulismo.
Laila Oliveira
Fotos: Divulgação/Internet
Jornalismo Portal Panoram