15 de dezembro de 2024
Astrofotografia

Foto: Phablo Araújo

Dois jovens jataienses foram responsáveis pela conquista inédita, sendo premiados em meio a 13.500 fotos do mundo todo

“Quando nos afastamos da cidade para observar o céu, a câmera nos possibilita observar o que nossos olhos muitas vezes não conseguem. Nesta foto, as luzes das cidades, mesmo as mais distantes, atingem dezenas de quilômetros de altitude até se perderem na imensidão do cosmos. No outro lado do céu, a via láctea brilhava livremente sem que a poluição luminosa a ofuscasse.”

Phablo Araújo, fotógrafo e estudante de física na UFJ, e João Victor Raymundo, produtor audiovisual, foram os responsáveis pela incrível foto acima, tirada durante a noite na estrada a caminho da empresa Raízen, aqui em Jataí.

A foto foi premiada em um dos maiores festivais de fotografia do mundo, o Brasília Photo Show. Ela levou o segundo lugar na categoria Astrofotografia, concorrendo com mais de 13.500 fotos.

“A foto consiste em uma longa exposição, que é deixar o obturador da câmera aberto, recebendo a luz. O que nos permite ver pontos que a olho nu quase não vemos, e é o que deu esse feito visual na imagem, esse contraste entre cidade e galáxia”, explicou João Victor.

A Equipe Panorama conversou com Phablo Araújo, para saber mais detalhes sobre a fotografia.

Ele conta que a foto faz parte de dois projetos. Um deles é o projeto de extensão da Universidade Federal de Jataí, “Redescobrindo a Astronomia”, no qual as astrofotografias são utilizadas para divulgação científica.

O outro projeto é um curta metragem organizado pelos dois jovens que reúne astrofotografias para contar a história da origem do Universo e de quem somos.

Phablo também comentou que o apoio da comunidade universitária na divulgação da foto foi essencial para a premiação:

“Acredito que a gente deve isso, não só à qualidade da imagem, mas à aceitação que ela teve aqui e à apreciação do público. Nossa reação foi de imensa felicidade, satisfação e gratidão por todo mundo que ajudou, não só na divulgação da foto, mas na construção também dos nossos conhecimentos em astrofotografia através dos projetos da Universidade.”

Phablo e João Victor devem receber o prêmio em Brasília no final deste mês, nos dias 29 e 30 de novembro. A fotografia também será publicada no livro oficial do evento.

Larissa Pedriel
Foto Capa: João Victor Raymundo/ Phablo Araújo
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?