Asteroide recém-descoberto passa ‘tirando um fino’ da Terra

Asteroide 2025 KF não representa ameaça à Terra (Foto: JLP/Nasa)

Asteroide esteve mais próximo da Terra às 14h30 desta quarta-feira, mas segundo a Nasa ele não representa perigo.

O que você estava fazendo às 14h30 desta quarta-feira (21)? Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), foi nesse exato momento que um asteroide recém-descoberto passou ‘tirando um fino’ do planeta Terra.

O asteroide, batizado como 2025 KF, está cruzando o céu a uma velocidade de 41.650 km/h e passou a cerca de 115 mil km do polo sul da Terra – uma distância que, para as medidas usadas na astronomia, é extretamente curta. Ela representa apenas 30% da distância do planeta à Lua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

O asteroide tem cerca de 16 metros de diâmetro, o que equivale a um prédio de quatro andares, e segundo a Nasa não representa ameaça porque é pequeno para causar estragos substanciais. Mesmo se a rota dele coincidisse com a do planeta, ele se desintegraria ao entrar na atmosfera.

Os cientistas dizem também que não existe perigo de colisão com a Lua, tendo em vista que o asteoide passará a 226 km de distância dela. Para ser considerado um risco real, um objeto precisa ter pelo menos 150 metros de diâmetro, ou seja, quase dez vezes o tamanho do asteroide 2025 KF.

A Nasa já identificou pouco mais de 40 mil asteroides que se aproximaram da Terra – uns mais, outros menos – desde 1998. Dentro desse catálogo, 4,7 mil são considerados potencialmente perigosos, em razão do tamanho e da rota de aproximação. O 2025 KF não está entre os asteroides que se deve temer.

Fonte: Mais Goiás
Foto: JLP/Nasa
Jornalismo Portal Pn7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.